Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

498 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antonio Morais



João de Nazário, um caboclo de Conceição de Piancó, cidade localizada no entre serra do cariri paraibano, na divisa com o Ceara, era proprietário de uma pequena funerária na cidade. João não se preocupou em se atualizar, pensava que a marolinha não atravessava o atlântico e seu negocio foi engolido pela concorrência, pelas vantagens das facilidades dos consórcios atuais. Consórcios em longo prazo, com um numero de rezadeiras e choradeiras a combinar.

O certo é que João faliu e, encabulado se refugiou na camarinha da casa e não botou mais a cara na porta nem saiu para rua. Um belo dia decidiu que o mundo não havia acabado e ele podia reiniciar as suas atividades noutro lugar. Partiu, então, para uma pesquisa de mercado. Viajou para o Crato e comprou uma passagem da empresa Expresso Rápido Crateús e partiu no rumo da venta.

Chegando em Várzea-Alegre, o ônibus parou em frente ao Café da Domicilia, onde se lia numa pequena placa os dizeres: “Aqui você encontra o melhor doce de leite do mundo”. Enquanto os passageiros merendavam café com bolo de milho e cruch com bolacha sete capas, o João acendeu o cigarro e foi até uma pequena praça em busca de informações.

Ao cruzar com um rapaz perguntou: que cidade é esta? Rajalegre, respondeu solicito. Aqui morre muita gente? Não senhor, pode observar que cada habitante tem palmo e meio de orelha, pra morrer dar um trabalhão.

De um beco, onde numa placa se podia ler " Rua dos Perus" saía uma multidão. João de Nazário perguntou admirado: Que movimento é aquele? Um enterro, respondeu o rapaz. E você não falou que aqui não morre gente!
Foi seu Manuelzinho da funerária, morreu de fome, o coitadim.

5 comentários:

  1. João não desanimou e seguiu para cidade de Cedro. hehehe

    ResponderExcluir
  2. Ave Maria foi bater no "Inferno"? Brincadeirinha se tiver algum cedrense no blog! V.A. e Cedro sempre rivalizaram! Ei Morais bom é quando o cabra liga pra uma funerária por engano e o atendente diz: "FUNERÁRIA SÓ FALTA VOCÊ BOM DIA??"

    ResponderExcluir
  3. Morais
    Senti atá o gosto do doce de leite da Domicilia.
    Eita baú de relembrar coisas e pessoas boas.

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo e Elmano.

    Não havia doce de leite igual. Ligadinho e gostoso. Ela guardava o xicara emborcada com o doce e não derramava. Era um verdadeiro caramelo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Amigos conterrâneos do blog do sanharol, recentemente fiz uma viagem por alguns países da América Latina e fiz um blog pra compartilhar minhas experiências com os parentes e conhecidos. O intuito é estimulá-los a conhecer esses lugares, que as vezes tratamos até com certo preconceito. Taí o link: http://www.devarzeaalegreparaomundo.blogspot.com.br/
    Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir