Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 31 de dezembro de 2023

431 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais

Relação dos Padres com mandato na Paróquia de São Raimundo Nonato - Várzea-Alegre desde a  sua criação em 30.11.1963 pela lei 1.076 emanada de Dom Antônio dos Santos primeiro Bispo do Ceará.

Período, nome e naturalidade:

1864 a 1875 - Padre Benedito - Tauá

1875 a 1878 - Padre Vicente Ferrer Pontes - Assaré.

1878 a 1883 - José Alves Bezerra - Várzea-Alegre

1883 a 1904 - Padre Joaquim Manuel Sampaio - Barbalha.

1904 a 1917 - Padre José Gonçalves - Aurora.

1918 a 1923 - Padre José Alves de Lima - Crato

1923 a 1928 - Padre Raimundo Monteiro - Icó

1928 a 1932 - Padre José Ferreira Lobo - Missão Velha

1932 a 1969 - Padre Otávio - Aiuaba

1969 em diante - Padre José Mota Mendes - Assaré.

Fotos e curiosidades:


01 - Igreja antiga.  Dia de São Raimundo - 1918. Demolida em  1932 e substituída pelo atual templo. Mandato do Padre José Ferreira Lobo.


02 - Padre José Alves Bezerra, 1878 - 1883. Único padre  filho de Várzea-Alegre com mandato na paróquia local. Nenhum outro  sacerdote filho da terra conseguiu tamanha façanha.


03 - Padre José Gonçalves Ferreira,  1904 - 1917. fundador da  melhor banda de musica de Várzea-Alegre de todos os tempos. Faleceu em 03 de novembro de 1917 vitima de suicídio. Fato que pode ser considerado o maior trauma da comunidade católica  de Várzea-Alegre.


04 - Padre José Alves de Lima, 1918 - 1923. Vendeu o patrimônio de São Raimundo causando revolta na população católica e baixas na religiosidade  local. Surgiram os primeiros focos de protestantes com as famílias Camilo, Aniceto, Freitas e Souza dos sítios Fortuna,  Vacaria e Varzinha.


05 - Padre José Ferreira Lobo, 1928 - 1932. Demoliu em 1932  a igreja antiga e construiu a igreja matriz atual. Um  padre operoso, um templo muito  bonito..

6 comentários:

  1. Em 1921, a Diocese de Crato por iniciativa de seu Bispo Dom Quintino resolveu criar Banco do Cariri s/a. Houve uma recomendação as paroquias que subscrevessem ações. Assim o vigário de Vàrzea-Alegre Padre Lima resolveu vender parte do patrimônio de São Raimundo doado por ocasião da criação da Paroquia pelos filhos de Maria Teresa de jesus. A população se revoltou. Diante da revolta popular o prefeito Coronel Antonio Correia Lima não aceitou comprar. O padre vendeu ao senhor Dirceu de Carvalho Pimpim. Com isto as famílias Aniceto, Camilo, Souza e Freitas dos sítios varzinha, Vacaria e Fortuna formarão o primeiro foco de protestantes do município. Manuel Antonio do sitio Varzinha compôs um poema formado por 30 estrofes, uma peça historia de valor extraordinário. Cantada e decantada por todos aquela época. Era uma critica dura ao padre. Foi excomungado.

    Seguem três estrofes:

    Deus deixou padre no mundo
    Para reger a igreja,
    Deus não deixou ordem em padre
    Para lutar com peleja
    E depois se zangar
    Se subir para o altar
    E falar tudo que deseja.

    Devemos viver a calma
    Não se envolver na questão
    Porque todo inocente
    Não sabe quem tem razão
    Mesmo estamos excomungado
    E pode ficar arriscado
    Para nossa Salvação.

    É certo que protestante
    Nesta terra inda não tem
    Por conta desses abusos
    Aparecem mais de cem
    E se o negocio aumentar
    E alguem quiser virar
    Chame que viro tambem.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém conhece. Ninguém interessa saber. A própria igreja só divulga o que interessa a promoção do padre de então. Estou fora deste sistema.

    ResponderExcluir
  3. Na secretaria das paróquias da Diocese do Crato foi criado pelo Chanceler da diocese Armando Lopes Rafael um espaço para cada paróquia. A paróquia de São Raimundo Nonato, de Várzea-Alegre era a que menos informações tinha. Eu publiquei várias informações preciosas, sem me identificar como autor. Estão lá para quem interessar possa conhecer.

    ResponderExcluir
  4. Uma das curiosidades importantes foi o padre José Alves Bezerra ser o único filho da terra com mandato na igreja de São Raimundo Nonato, em Várzea-Alegre. Há mais de um século. Eu até me animei com o ordenação de outro filho da terra nos últimos tempos, mais minha decepção veio com a informação de uma autoridade da diocese confessando sua decepção com esse meu conterrâneo. Não foi o que se esperava, não atendeu ao esperado.

    ResponderExcluir
  5. A paróquia de São Raimundo Nonato, em Várzea-Alegre passou por três momentos difíceis em sua existência. Em 1873 o primeiro vigário Benedito de Sousa Rego se retirou as presas da cidade por problemas pessoas. Em 1917 o suicídio do Padre José Gonçalves pelos mesmos motivos e, em 1920 com a padre José Alves de Lima que vendeu o patrimônio de São Raimundo e causou um grande movimento dos fiéis. Surgindo então, os primeiros focos de protestantes na cidade com as famílias Aniceto, Camilo e Higino.

    ResponderExcluir
  6. Estou tentando achar o registro de batismo do meu avô e parece que o livro foi escrito por esse padre José Gonçalves Ferreira, que tinha uma caligrafia difícil de decifrar. Além disso, o livro estava em péssimo estado de conservação, com as bordas esfarelando. O terror de qualquer genealogista amador.

    ResponderExcluir