Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 20 de maio de 2019

500 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.


Prefeito Pedro Sátiro, Deputado Estadual Antônio Diniz e o governador Virgílio Távora.

Em 1972 Várzea-Alegre saía de um acordo de lideranças onde se elegeram Antônio Afonso Diniz e Carlos Reni Leandro Correia, prefeito e vice respectivamente.
Votei pela primeira vez num pleito muito concorrido entre Lourival Frutuoso de Oliveira e Hamilton Correia Lima. Votei para o Lourival que se elegeu prefeito com uma diferença de aproximadamente 800 votos.  
Daquela eleição até a última votei sempre em quem venceu a eleição. Os votos perdidos foram aqueles que o candidato não correspondeu ao esperado, nunca no pleito.
Desde Lourival Frutuoso sou um observador exímio da politica local. Já vi de tudo. Os políticos é que não aprendem nunca com os exemplos. Uns tentam, fazer a sua imagem destruindo a do adversário, nada  mais  desprezível. Outros se cercam de bajuladores, puxa-saco, esse tipo de gente que não ajuda, não dá noticia ruim, só as boas.
Em 1996, o candidato que tinha o apoio do prefeito, Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador e Governador perdeu para um desconhecido do meio politico. Vi um bajulador chegar para o candidato que apresentava nas pesquisas 60% na preferência do eleitorado e dizer de peito cheio :  Na comunidade do Rubão tem 26 votos, 22 votam para o senhor. O bajulador esqueceu de informar que no sítio "Ubaldinho" de Chico Leandro tinha 60 votos e 55 votavam contra. Deu no que deu, o imaginário aconteceu.
Para o próximo pleito um conselho de amigo para os neófitos. Vocês tem muito o que aprender. Cada eleição tem sua história, nenhuma se assemelha a outra. Nem sempre o que decide uma é o fator de decisão da outra.  Civilidade é a matéria prima  da politica. Somar é a essência da vitoria.
Desde o Lourival até hoje são todos bem perecidos e assemelhados.
Ninguém reza na estrada.


Um comentário:

  1. A matéria prima da politica é a civilidade. As agressões ao adversário de hoje poderão ser usadas contra os aliados de amanha.

    ResponderExcluir