Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

438 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Causo real, veridico, acontecido. Já li diversas historias de crianças. Quanto mais leio mais me convenço da sua inocência. 

Hoje vou falar de uma experiência própria vivida por mim em meados da década de 1990. Em nossa fazenda, era costume, vez por outra, desaparecerem animais pequenos: carneiro, bodes etc. O encarregado dizia sempre: é a danada da onça da serra do Giriboé que está matando. 

Eu acreditava no encarregado e na historia da onça. Eu visitava a fazenda sempre nos dias de Domingo, mas um dia, num feriado municipal, me deu uma veneta e fui a fazenda. Chegando lá encontrei o maior silencio, só os meninos brincando debaixo da sombra do trapiazeiro que ficava em frente da casa. 

Dirigi-me ao Tico filho mais velho do casal de apenas seis anos de idade: Está tudo bem por aqui Tico? Ele respondeu com a maior prontidão: tá, pai matou um “bodim” e foi mais mãe vender o couro na rua! 

Pode ter inocência maior. Eu fiquei encabulado e voltei sem comer da buchada do meu bodim.

4 comentários:

  1. O que começou com um bodim depois passou para os animais maiores e por fim faltou o respeito por completo e a desordem tomou conta, não só de minha fazenda, mas dos sertões deste Brasil de mãe Preta e pai João.

    ResponderExcluir
  2. a criatividade sempre foi um dom
    das pessoas da terra de papai raimundo
    e é esse o orgulho q sempre levamos por onde formos
    linda e sabias palavras
    pomovendo nossa gentemaganilia fiuza continua assim

    ResponderExcluir
  3. e di 5 estarei em são bernardo do campo
    na 13 festa dos varzea alegresse
    ei minha gente varzea alegresse vamos tds pra lá
    vai ser muito bom ei

    ResponderExcluir
  4. Muito bem Cicero. Vamos prestigiar a festa, vamos motrar a nossa força.

    ResponderExcluir