Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 18 de março de 2020

FUTEBOL DE TODO JEITO - Wilton Bezerra.

Do alto do seu farol, onde tem trazido moderna iluminação para o futebol, Guardiola concluiu que se ganha jogos de todo jeito, donde se imagina que o mesmo possui modelos para perder e empatar.

Só que este guru do futebol  tático-revolucionário, teve sempre à sua disposição magos capazes de encantar a cada lance, privilégio que não se concede a um Francisco Diá, por exemplo.

Mas, cada um tem o seu jeito de criar e resolver as coisas; modo de andar, dirigir pessoas, e sorrir.

No nosso caso, gostamos de lembrar dos amigos que se foram, não pelos seus infortúnios, mas pelos seus jeitos de sorrir.

O itinerário dessa prosa, pelas beiradas, pavimenta o caminho para falarmos dos jeitos de atuar de Ceara e Fortaleza.

Aliás, os “neo-entendidos” do ludopédio, têm um novo dicionário para modernizar a linguagem do futebol, o que nos parece pedante.
Mas, com um pouco de esforço dá para sair vivo no final do texto.
O Fortaleza de Rogério Ceni já escolheu suas armas desde a chegada do ex-goleiro do São Paulo ao Picí.
Desde o 4-2-4, e suas variáveis, assim como a ação no reativo com rápida transição, (nova designação de contra-ataque) contando com jogadores de características apropriadas para tal
No jogo contra o Náutico em Recife, abriu mão do centro-avante de oficio (Carius e Wellington Paulista no banco) e fez três gols com jogadores que atuam pelas “beiradas”( nova designação para extremas, ponteiros, etc, etc.)
A “jóia” ( novo tratamento para revelação) do Flamengo, Yúri,  marcou um e Deivid e Bruno Melo (das “beiradas) marcaram também.

Esse Rogério...
O Ceará, de Enderson Moreira, parece inclinado a uma postura mais “conservadora” (confesso que não entendo bem o que isso quer dizer) na ocupação racional de todos os setores de campo.
Pelo empenho do time, é como se cada pedaço do gramado se prestasse a uma “ mini-reforma agrária”.
Olha que terra e capim tem tudo a ver; estou falando sério.
Não deixa de ser ponto de partida para variadas manobras, desde que uma formação duradoura auxilie.
Infelizmente, na partida de ontem contra o Sport, apesar da vitória de 2 x 1, os sinais animadores de um primeiro tempo em campo ruim, diante do Vitória, sumiram substituídos por um futebol agônico e enroscado.
Não tivesse Leandro Carvalho colocado o coração no jogo, o resultado teria sido negativo.
Bom, espero não ter usado um palavreado excessivamente empolado, tão ao gosto de muitos.
Pelejo para ser erudito e não consigo.

Um comentário:

  1. O futebol cearense vai de vento em popa como dizem os caboclos da Várzea-Alegre. É bom que vivamos esse momento.

    ResponderExcluir