Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 13 de abril de 2020

Editorial do Estadão contesta editorial do Estadão - Por Augusto Nunes.


Baseado numa decisão do ministro Alexandre de Moraes, que impede o presidente Jair Bolsonaro de suspender unilateralmente as medidas de isolamento tomadas por Estados e Municípios para enfrentar a pandemia de covid-19, o principal editorial do Estadão deste sábado suspirou aliviado: “Se algo inspira algum otimismo neste momento, é a certeza de que as instituições, como o Supremo, são capazes de proteger o país das investidas irresponsáveis do presidente”, caprichou o fecho glorioso do texto.
Quer dizer que o Supremo Tribunal Federal esta balizando e guarnecendo a rota que levará o Brasil a Porto Seguro? Talvez esteja fazendo o contrário, sugere outro editorial na mesma edição. Neste, o jornal criticou duramente o ministro Ricardo Lewandowski por ter condicionado à aprovação dos sindicatos acordos individuais entre empresa e empregado sobre redução de salário e suspensão de contrato de trabalho. 
Esse tipo de acerto foi incluído numa Medida Provisória concebida para reduzir os estragos econômicos causados pelo coronavírus. “A pandemia não espera sindicato”, brada o título do editorial.
Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski integram o mesmíssimo Supremo Tribunal Federal. Ambas as decisões, tomadas liminarmente, ainda serão submetidas à apreciação do plenário. Nenhum ministro representa a totalidade do tribunal. É possível que a maioria dos ministros rejeite a decisão de Alexandre e aprove a de Lewandowski. Se isso acontecer, o Estadão continuará achando que o Brasil pode sentir-se protegido pelo time da toga?
Boa pergunta. Qualquer resposta será melhor ainda.

Um comentário:

  1. A grande mídia brasileira, vendida e covarde acha que o leitor é tão trouxa a ponto de permiti que um só Editorial possa elogiar e criticar a mesma coisa. Mas, ela é muito importante devemos reconhecer. Tem ministro dando preferência a mídia e criticando o Presidente que o convidou para o cargo.

    ResponderExcluir