Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Os frutos do “Socialismo do Século XXI”: por que falta gasolina na Venezuela, país com a maior reserva de petróleo do mundo?


Por que falta gasolina na Venezuela, um país com mais petróleo que Arábia Saudita? Filas e medo crescem no país que já teve a gasolina mais barata do mundo e onde encher o tanque custava menos de um centavo de dólar

 Filas quilométricas, que duram o dia todo, em busca de alimentos, os quais, às vezes nem chegam 

Durante as últimas semanas circularam pela mídia mundial e redes sociais vários vídeos com filas quilométricas nos postos de gasolina na Venezuela. As imagens revelam a crise de abastecimento de combustível que toma conta do país desde o início de abril. À primeira vista, a situação choca com o fato de que esse país tem a maior reserva de petróleo do mundo, certificada em 302,8 bilhões de barris. No estado de Miranda, onde está localizado o Distrito Capital e a cidade de Caracas, o governo local determinou um rodízio de veículos para fazer as filas no posto de gasolina. Os carros de serviços essenciais tem prioridade na hora de abastecer.

Cena comum nos supermercados de Caracas, capital da Venezuela

A crise na Venezuela parece longe de seu fim. Hiperinflação, escassez de alimentos, caos social e moral, sem falar de  mortes de civis em protestos, fuga em massa, entre outras mazelas, ocupam o noticiário sobre o país, que já teve a maior renda per capita da América Latina. Vinte e dois anos depois de Hugo Chávez ser eleito presidente, o resultado das suas políticas socialistas é o colapso econômico do país. A comida desapareceu dos supermercados, o que forçou a população a comer cachorros, pombas, gatos e animais nos zoológicos (até mesmo os burros que outrora infestavam as estradas do estado de Falcón desapareceram; alguns foram comidos, outros morreram de fome). Uma recente pesquisa relatou que nada menos que 78% da população do país diz "sentir fome constantemente e não ter o que comer.


Fonte: Agências de Notícias

Um comentário:

  1. Às vezes, eu vejo gente elogiando a Venezuela, Cuba e outras ditaduras pelo mundo a fora. Mas, não vejo ninguém querendo ir morar lá. Muito pelo contrario os venezuelenses fugiram pelas fronteiras e os cubanos de lá não saem porque lhes falta a oportunidade de fugir.

    ResponderExcluir