Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 10 de setembro de 2022

18 - Era do Império - Por Equipe Dom Pedro II do Brasil.


Quando Pedro II do Brasil subiu ao trono em 1840, 92% da população brasileira era analfabeta, em seu último ano de reinado em 1889, essa porcentagem era de 60%, devido ao seu grande incentivo a educação, a construção de Faculdades e principalmente de inúmeras Escolas que tinham como modelo o excelente Colégio Pedro II.

A bandeira nacional brasileira tem entre as cores o verde e o amarelo pois a mãe de Pedro II do Brasil, a Imperatriz Leopoldina idealizou e costurou a primeira bandeira nacional sendo o verde a cor símbolo da casa real dos Bragança e o amarelo da casa real dos Habsburgo . Diferentemente como muitos pensam o verde não representa as matas e o amarelo não representa o ouro. Além disso seu pai Pedro I que compôs o nosso primeiro hino nacional que sofreu modificações ao longo da república. Pedro II do Brasil é Patrono do Corpo de Bombeiros e da Astronomia.

A Imperatriz Teresa Cristina cozinhava as próprias refeições diárias da família imperial . Inclusive foi Dona Teresa Cristina que inventou a tão popular coxinha brasileira. De experimentos na cozinha para agradar os netos ainda crianças, nasceu o salgado envolto de massa fina e recheado com frango desfiado temperado com queijo derretido catupiry, requeijão. Foi um grande sucesso desde a primeira fornada na pequena cozinha da mansão de veraneio em Petrópolis .

Em 1871, a Imperatriz Teresa Cristina doou todas as suas joias pessoais para a causa abolicionista, deixando a elite furiosa com tal ousadia. No mesmo ano A Lei do Ventre Livre entrou em vigor, assinada por sua filha a Princesa Imperial Dona Isabel.

2 comentários:

  1. Muito bonita a história da Monarquia brasileira, especialmente o período de Dom Pedro II e da Princesa Isabel. Quanto mais se lê mais se admira e mais se tem vergonha da república.

    ResponderExcluir
  2. A grande diferença entre Monarquia e republica é que desde criancinha os monarcas prepararam os filhos para lhes sucederem. Já na republica os pais preparam herdeiros.

    ResponderExcluir