Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 26 de agosto de 2020

ODE A JUAZEIRO DO NORTE - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.


Nenhuma cidade é mais Nordeste do que Juazeiro do Norte, no interior cearense.

A terra do Padre Cícero é um microcosmo encravado nesse Saara brasileiro, com muitas coisa boas e desagradáveis, também.

A Meca do Cariri, capital da fé, como é anunciada, junta religiosidade, criatividade artística dos seus artesãos, poesia dos seus violeiros, pujança comercial, desigualdades, afeto e muita incompetência dos seus governantes.

Poesia e tragédia, por que não?

Por isso mesmo, a cidade se ressente de infraestrutura urbana, compatível com o seu tamanho e importância.

Sorte tem, porque o Padre Cícero, o seu fundador, continua sendo o eterno prefeito da cidade, o que ameniza os danos.

Localizada no sopé da da serra do Araripe, no verdejante Vale do Cariri, a “Capital da Fé” tem pouca geografia e muita história.

Se Darcy Ribeiro, grande brasileiro, tivesse conhecido Juazeiro do Norte, certamente, diria que esta cidadela religiosa é uma Roma tardia.

Mas, é nessa cidade, lugar de oração, trabalho e oportunidades, que a gente se sente bem dentro dos seus braços.

Um comentário:

  1. Juazeiro do Norte é uma cidade muito generosa com os seus filhos nativos e adotados. Ali trabalho e fé andam de mãos dadas.

    ResponderExcluir