Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de novembro de 2023

019 - O Crato de antigamente, Maria Caboré, quem lembra e conhece a história? - Por Antônio Morais.

De acordo com a historiografia do Crato, era filha de Caboré e Calumbi, moradores da Matinha em Crato. Seu pai trabalhava como coveiro e, em decorrência desse oficio insalubre, adquiriu a peste bubônica que assolava a cidade na época.

Maria Caboré morreu numa fila para tomar vacina no Seminário Diocesano São José que foi transformado em hospital para atender o grande número de pessoas acometidas com a doença. Na fila ela teve um choque por causa da doença e morreu ali mesmo.

Maria Caboré sofria de problemas mentais, mas era a débil mental de juízo certo no Crato. Na cidade, no Cemitério Nossa Senhora da Piedade os dois túmulos mais visitados são os de Maria  Caboré e do Dr. Gesteira.

Esse poema da foto, com autoria atribuída ao Morais e Silva é uma das paginas literárias mais bonitas e admiráveis que conheço.

5 comentários:

  1. O Crato como outras cidades da região esquece os personagens que marcaram acidade do seu jeito, do seu modo em sua época, pela pobreza, pelo sofrimento, pela demência, não reflete os exemplos.

    ResponderExcluir
  2. Este poema é uma bela pagina da literatura poetica do Crato e região.

    ResponderExcluir
  3. Minha mae sempre falava sobre a historia dela Maria Caboré..

    ResponderExcluir
  4. Tem que lembrar esse personagem importante.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante eles foram

    ResponderExcluir