Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 28 de fevereiro de 2021

Monarquia moderna: qual é o papel do Imperador? - Por Armando Rafael.

    O Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, certa feita comparou o papel do Imperador ao de um maestro, que dirige uma orquestra. O maestro não emite, ele próprio, um som que impeça os outros de serem ouvidos. Não é ele quem toca os instrumentos; ele nem sequer toca um determinado instrumento. Sem impedir cada um dos instrumentos de se fazer ouvir, ele coordena o conjunto, de maneira que todos se fazem ouvir, para a harmonia geral.

    Compete ao Imperador, dentro do estrito âmbito de suas atribuições constitucionais, estimular tudo o que há de bom em seu povo; proteger os fracos, os menos favorecidos; e corrigir o que estiver errado e precisar de correção. Essas três tarefas correspondem precisamente – conforme já destacou seu irmão e imediato herdeiro dinástico, o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança – ao dever de um pai na formação de seus filhos. Mais do que nunca, deve ser este o papel do Imperador em uma Monarquia moderna.

Fonte: Armando Alexandre dos Santos. Livro: Parlamentarismo, sim! Mas à brasileira: com Monarca e Poder Moderador eficaz e paternal. 2º ed. São Paulo: Editora Artpress, 2015. Página 83.

Um comentário:


  1. Na república, em especial a atual, presidente traiu todo aquele que não foi além da subordinação imoral e servil. O governo se caracteriza por vontades e egoísmo. Como disse o General para o capitão : Você manda e eu cumpro. A monarquia, tínhamos um imperador humilde e sábio que se cercou de homens sábios e justos, aceitava e recebia conselhos. A republica quando apodrece como a brasileira é caso perdido.

    ResponderExcluir