Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

OLHAMOS SÓ PARA NOSSO PRÓPRIO UMBIGO - Por Antônio de Gonçalo.

 

A expressão "olhar para o próprio umbigo" designa a capacidade que o ser humano tem de dar demasiada importância a si próprio, sem pornemorizar a situação do seu semelhante. Ou seja, trata-se de egoísmo ou falta de compaixão. Nesta fase da pandemia pela qual estamos passando temos visto esse princípio grotesco extravasar os limites do nosso dia a dia.

Quem sabe, pela extensão temporária do problema em si, ou pelo fato de já virmos acumulando percalços demais no nosso país e no mundo, observa -se um certo grau de inconformismo da população. Há um estresse geral e, diante de qualquer medida governamental para tentar conter o crescimento exponencial de infectados e vítimas, corremos logo a exclamar. No geral, queixamo-nos de dificuldades que nos acometem diretamente.

O empresário, reclama que, com as medidas de distanciamento social não vai ter como pagar suas obrigações tributárias, fornecedores e funcionários; o operário, exclama que perdeu ou, a qualquer hora, perderá o emprego; tem até alguém que ficou indignado porque não houve carnaval; não tem mais baladas e a festa de casamento aprazada há tempo foi cancelada.

Em que momento vamos passar a entender que estamos todos em um só jogo, sem previsão de tempo para acabar ? Entendamos que as regras e medidas adotadas pelas autoridades não podem e nem têm a pretensão de exterminar a doença de imediato, mas sim, de pelo menos abrandar o rítmo de infecções que, ultimamente, vêm sendo maior que a velocidade e capacidade logística do governo para instalar e manter unidades clínicas capazes de atender a demanda de doentes.

O ideal é que deixemos o nosso umbigo de lado e tentemos, pelo menos, aprender com os transtornos da pandemia. Reflitamos que há inúmeras pessoas doentes e hospitalizadas em UTIs e que o Brasil, conforme o jornal Diário do Nordeste, de hoje ( 24.02.2021), já contabiliza 10.257.875 infectados, 9.215.164 recuperados e, infelizmente, 248.529 mortes por causas decorrentes da COVID-19.

Torçamos para que Deus ilumine os caminhos e as regras políticas, para que a aplicação da vacina, que hora começa a ser ministrada, tenha uma sequência mais ágil e que os seus resultados venham, de fato, aliviar essa ângústia que nos aflige há quase um ano.

Com Deus...

2 comentários:

  1. Por que tanta gente pensa que é o umbigo do mundo e sempre o dono da verdade?

    Por que certas pessoas trocam os valores? Acham mais importante ir a uma corrida de cavalos ou a outro divertimento do que a missa?

    Por que muita gente deseja que outros sejam bonecos em suas mãos? Tem que ser e agir como querem, senão.

    Porque se procura tanto achar razões para se suicidar, ao invés de encontrar motivos para viver?


    ResponderExcluir
  2. Morais,esse artigo foi baseado em um áudio que meu irmão Zé Gonçalo me enviou. Ele tem uma verve de idéias boas e é um defensor do humanismo e da fraternidade.
    Mais uma vez, grato pela postagem.

    ResponderExcluir