Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 19 de outubro de 2021

ALJUG - Por Antônio Gonçalo de Sousa.

Acolhida aos Novéis Acadêmicos.

Francisco José Moreira Lopes.

Presidente da Aljug.


É com elevada alegria que a Academia de Letras Juvenal Galeno acolhe os nóveis acadêmicos efetivos, de modo inovador, considerando os novos tempos e formas de reuniões virtuais do Sodalício em prol do desenvolvimento da cultura cearense.

Hoje Júlia Galeno e Eliane Maria Arruda Silva estão exultantes no plano celestial. Júlia Galeno, que inaugurou no Rio de Janeiro, na data de 27 de setembro de 1936, a Academia Juvenal Galeno de Letras (AJGL), em homenagem ao centenário de seu pai, Juvenal Galeno. Eliane Arruda, fundadora e primeira presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno (Aljug), na data de 28 de setembro de 2013, em Fortaleza.

Os demais cofundadores exultam pela ampliação do quadro de membros efetivos, em Assembleia Geral ocorrida em 30 de janeiro de 2021 e confirmada na Assembleia Geral de 16 de fevereiro de 2021, que atualizou o Estatuto da Academia e elegeu a diretoria para o biênio 2021-2022. 

A ampliação de 40 para 60 cadeiras permite fazer homenagens a importantes vultos da cultura cearense e brasileira na condição de patronos dos novos acadêmicos, escolha feita pelo próprio grupo de neoacadêmicos, em parte formado por jovens brilhantes que virão somar com poetas e escritores de renome.

A Aljug aguarda uma atuação marcante na produção cultural dos novos acadêmicos, com participação nas ações e atividades a serem desenvolvidas pelas futuras gestões, de modo que possamos dar seguimento aos magníficos trabalhos realizados pelas gestões das Presidentes Eliane Arruda (2013/2015) e Linda Lemos (2015-2018, reeleita para o período 2018-2020, estendendo seu mandato até 27 de fevereiro de 2021).

Sejam bem-vindos para elevar o ideal de Juvenal Galeno, de valorização da cultura, em especial a cultura popular.

Os parabéns de todos que fazem este importante Silogeu pelo ingresso na Aljug em solenidade histórica dia 27 de fevereiro de 2021.

2 comentários:

  1. Prezado Antonio Gonçalo - Tive dificuldade em abri e salvar as materias que você enviou. A muito custo consegui salvar essa parte sem a foto. Postei com outra, Já a outra materia não consegui salvar. O arquivo não abri.

    ResponderExcluir
  2. Morais, agradeço em nome da Academia de Letras Juvenal Galeno.

    ResponderExcluir