Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 15 de novembro de 2023

020 - O Crato de antigamente - Por Antônio Morais.

Foto Júlio Saraiva.

Quando vejo as fotos antigas da Praça Siqueira Campos, me dá "uma precondria", como se expressa o nosso matuto, com muita propriedade.

Quem frequentou esse logradouro nas décadas de 60 e 70, do século passado, há de concordar comigo que ali era o coração pulsante da cidade, sob todos os aspectos:comercial, financeiro, e principalmente o Social, pois os dois principais cinemas, bancos e comércio, tinham como epicentro a Praça e com destaque especial o Café Crato, da Sorveteria do Bantim e o Cine Cassino.

Havia uma convivência pacífica entre seus frequentadores, pois a rapaziada postava-se de pé ao redor da Praça enquanto as moças, de braços dados, contornavam continuamente exercitando os seus poderes de sedução hoje a famosa "paquera".

E havia uma convenção de que, ao passar para circular na parte interna da Praça, era a oportunidade do homem "encostar" e daí iniciar o namoro .Eram momentos de muitas emoções.

A Praça sempre foi muito democrática. Acolhia e tinha locais pré-determinados paras as "Corôas" mulheres capetaneada por Tália Marcia e dos Corôas homens, comandado por Júlio Saraiva.

O certo é que entre um café e outro iniciavam namoros, noivados, amizades, fechamentos de negócios comerciais, e acima de tudo uma saudade lascada daqueles tempos tranquilos, prazeroso e inesquecíveis!

2 comentários:

  1. Este era um Crato diferente. O Crato de Julio Saraiva, de Talia Marcia, de Dolores e tantas outras figuras prestimosas.

    ResponderExcluir
  2. Por tudo isso a Praça Siqueira Campos é considerada a praça dos nossos sonhos.

    ResponderExcluir