Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 27 de julho de 2022

Família Imperial do Brasil e Ducal de Saxe-Coburgo-Gotha - Postagem do Antônio Morais.

 

Em 1866 nascia o primeiro filho do casal, Dom Pedro Augusto, aquele que seria o neto predileto do Imperador Dom Pedro II. 

Durante nove anos ele foi o herdeiro presuntivo do Trono Imperial. No ano de 1867, nasceu o Príncipe Dom Augusto Leopoldo - de quem descende o atual Chefe deste ramo dinástico da Família Imperial do Brasil, Dom Carlos. 

Em 1869, Dom José, e em 1870, Dom Luís.

O ano de 1871 foi trágico para a Família Imperial do Brasil e Ducal de Saxe-Coburgo-Gotha. Falecia em 7 de Fevereiro a Princesa Dona Leopoldina, então com 23 anos, vítima de tifo, no Palácio de Coburgo, em Viena. 

Foi muito pranteada por toda a família, inclusive pela irmã e o cunhado que se encontravam em viagem pela Europa. Com honras condizentes a sua alta posição, oficiou as celebrações o Núncio Apostólico em nome de Sua Santidade, o Monsenhor Mariano Falcinelli Antoniacci, que já conhecia a Princesa desde o Brasil. 

As exéquias foram assistidas por membros das diversas Casas Reais da Europa e o Imperador da Áustria, Francisco José I, decretou luto de 30 dias em memória da Princesa, sua prima.  

O Imperador Dom Pedro II, que amava muito sua filha, desolado, partiu em viagem a Europa no ano de 1871. Um grande acordo familiar foi celebrado para que, na tentativa de diminuir sua dor, Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina pudessem trazer os dois netos mais velhos para serem criados como Príncipes brasileiros. 

Este arranjo familiar acabava por garantir a sucessão dinástica, caso a Princesa Dona Isabel não tivesse filhos.

Atualmente, a Chefia do ramo dinástico de Saxe-Coburgo e Bragança recai na figura de Dom Carlos Tasso de Saxe-Coburgo e Bragança, foto.

4 comentários:

  1. Veja os homens dessa republiqueta de meia pataca : De um lado temos Lula, quem não conhece, quem pode ter duvidas do mal caráter. Quem não teve a oportunidade de ouvir as conversas imorais e imundas que o Juiz Sérgio Moro autorizou gravar do Lula e divulgou para os brasileiros.

    Por outro lado quem não viu e ouviu a reunião de Bolsonaro com os seus ministros, que mais parecia um bordel, liberada pelo Ministro Celso de Melo. Entre os presentes a figura do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, apresentava-se como o mais contundente defensor do presidente.

    Hoje chama o governo de chiqueiro e o presidente de porco.

    A republica perdeu o caráter, a honra, a decência e a vergonha.

    ResponderExcluir
  2. Só resta uma ponta de esperança para o Brasil : Monarquia já.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, as postagens de Morais sobre o Brasil Império deixam informações úteis a quem tem amor ao Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Armando : Veja a postura desta família, os rostinhos dos filhos atestam que são preparados para "suceder" e não para herdar.

      Excluir