Hoje, 21.08.2022, inicia-se um período de celebrações em Várzea Alegre, que vai até o dia 31 deste mês. É a "Festa de São Raimundo Nonato", Padroeiro do município. Tempo de orações e confraternizações, quando muitos conterrâneos retornam para rever parentes, rogar e fazer agradecimentos ao Santo.
A mim, esse período ainda tem um sentimento nostálgico especial. Faz-me lembrar do tempo em que, antes do início do novenário, papai mandava pintar a "casa da rua", onde a gente costumava passar a festa. Dez/oito dias antes do início da festividade, mamãe começava na sua organizada e cirúrgica preparação para o evento.
Eram práticas corriqueiras de separar e selecionar grãos, temperos, produtos de limpesa, doces, queijos e guloseimas, além de selecionar galinhas no chiqueiro e preparar carne de porco torrada e preservada na lata. Os estoques tinham que ser generosos, pois costumávamos esticar a estadia na cidade até o dia "Sete de Setembro".
Falo das décadas de 1960/70, quando para nós, o periodo era muito aguardado, pois além da farras junto aos novos amigos e primos, era um tempo considerado como férias, pois numa fase de 15 a 18 dias, passávamos em um ambiente novo e atrativo, inclusive, sem muitos dos afazeres normais da roça.
Os tempos mudaram, crescemos, alguns residem fora; a cidade foi crescendo, ao ponto do Sítio em que meus pais moram passou a ser bairro; o hábito de passar os festejos na sede não mais existe. Mas o prazer de voltar a participar da celebração ainda perdura. A casa dos meus pais, no Sanharol, já se encontra preparada.
Viva São Raimundo Nonato!
Abertura oficial do novenário de São Raimundo Nonato em Várzea-Alegre. Comunidade eminentemente Católica Apostólica Romana. Tradução há 159 anos venerando O Santo Padroeiro.
ResponderExcluir