Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 21 de agosto de 2022

VIVA A FESTA DE SÃO RAIMUNDO NONATO- Por Antônio Gonçalo de Sousa.

Hoje, 21.08.2022, inicia-se um período de celebrações em Várzea Alegre, que vai até o dia 31 deste mês. É a  "Festa de São Raimundo Nonato", Padroeiro do município. Tempo de orações e confraternizações, quando muitos conterrâneos retornam para rever parentes, rogar e fazer agradecimentos ao Santo.

A mim, esse período ainda tem um sentimento nostálgico especial. Faz-me lembrar do tempo em que, antes do início do novenário, papai mandava pintar a "casa da rua", onde a gente costumava passar a festa.  Dez/oito dias antes do início da festividade,  mamãe começava na sua organizada e cirúrgica preparação para o evento. 

Eram práticas corriqueiras de separar e selecionar grãos, temperos, produtos de limpesa, doces, queijos e guloseimas, além de selecionar galinhas no chiqueiro e preparar carne de porco torrada e preservada na lata. Os estoques tinham que ser generosos, pois costumávamos esticar a estadia na cidade até o dia "Sete de Setembro".

Falo das décadas de 1960/70, quando para nós, o periodo era muito aguardado, pois além da farras junto aos novos amigos e primos, era um tempo considerado como férias, pois numa fase de 15 a 18 dias, passávamos em um ambiente novo e atrativo, inclusive, sem muitos dos afazeres normais da roça. 

Os tempos mudaram, crescemos, alguns residem fora;   a cidade foi crescendo, ao ponto do Sítio em que meus pais moram passou a ser bairro; o hábito de passar os festejos na sede não mais existe. Mas o prazer de voltar a participar da celebração ainda perdura. A casa dos meus pais, no Sanharol, já se encontra preparada. 

Viva São Raimundo Nonato!

Um comentário:

  1. Abertura oficial do novenário de São Raimundo Nonato em Várzea-Alegre. Comunidade eminentemente Católica Apostólica Romana. Tradução há 159 anos venerando O Santo Padroeiro.

    ResponderExcluir