Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 14 de setembro de 2022

OS CÍNICOS - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Nessa tropicalista pátria, bonita por natureza, existem coisas que poderiam dar em "alguma coisa", mas que não dão em nada.

Quem manda não ter justiça para valer.

Já foi dito: "Para se conseguir alguma coisa no Brasil, é preciso carregar uma enorme carga de cinismo".

Não sei, confesso, se nosso País viveu uma era de cinismo maior que a atual.

Aqui, o sujeito é flagrado pela policia com uma mala de dinheiro de origem "desconhecida" nas costas, e diz cinicamente: "Tira isso de perto de mim. Não me pertence. Imagina."

Não pertence mesmo. Chegou às suas mãos através de tenebrosas transações. Geddel Vieira Lima e outros, mais outros e muitos mais outros que o digam.

Certamente que, na caça à gatunagem nessa banda verde amarela do Mundo, Durango Kid já teria fracassado.

Chegaria cedo à conclusão de que "enxugar gelo" seria mais negócio.

Por aqui, os justiceiros analógicos pularam, faz é tempo, para o digital.

Se moderniza, mascarado do cavalo branco.

Em se corrompendo, tudo rola, mano. A ordem é se dar bem.

Certa vez, ouvi declaração inusitada sobre um homem público enrolado: "Ah! Esse é meu bandido predileto."

Mas, sabem, existem os cínicos que são engraçados, bem humorados.

Um francês chamado François Rabelais, padre, médico e escritor, escreveu no testamento para os seus herdeiros: "Nada tenho, devo muito. O resto eu deixo para os pobres."

Vai ser cínico assim na "baixa da égua”!

Um comentário:

  1. O Brasil está dominado pelo cinismo em todos os segmentos. O mais desmoralizado é o judiciário que promove a impunidade dando um jeito de amparar o cinismo dos demais poderes. Juízes nomeados de favor para fazer favores a quem os nomeou. No caso Gedel Vieira Lima, do conhecimento de todos, ele em cima do palanque em Salvador foi aplaudido pelo Pajé Lula, candidato a presidente quando repetiu a frase do Zagalo : "Vocês vão ter que me engoli". Cinismo maior só o do eleitor que vota numas excrecências como estas.

    ResponderExcluir