Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 7 de setembro de 2022

“Os ministros do STF não leram Machado de Assis” - Por O Antagonista.

 

Em artigo na Crusoé, André Marsiglia Santos diz que guardou de Machado de Assis um ensinamento que poderia muito bem ter sido repassado aos ministros do Supremo Tribunal Federal:

“Entre coração e espírito, entre intenção e gesto há, de fato, abismos. E se engana quem, na tentativa de entender o mundo, dedica seu olhar às coisas, e não à tensão e ao abismo existentes entre elas”.

“Não vale tudo em nome da democracia porque a democracia não é um vale-tudo. Não é conciliável a intenção democrática com o gesto autoritário. 

Machado ensinou isso ao menino que fui e ao homem que sou. Poderia muito bem também ter ensinado a nossos fabulosos ministros.

3 comentários:

  1. Cada ministro do STF costuma fazer boas lambanças. Como são 11 ministros e um não venceria dez está provado que há um consenso nas decisões. Um corporativismo enorme que está levando a corte a total falta de credibilidade.

    ResponderExcluir
  2. Os Ministros do STF, ultimamente, não estão nem lendo a Constituição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um tem uma constituição debaixo do braço para decidi de acordo com as conveniências de seus amos.

      Excluir