Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Padre Coringa - Por Robson Pereira Sales.

Pe. Coringa, foi um grande sacerdote. Caridoso, humilde e muito humano. Não lhe faltava hombridade para enfrentar os dilemas pastorais na Paróquia.  

Certa feita, numa festa da Imaculada Conceição, Pe. Coringa como sempre fez, saiu a angariar donativos para à Igreja. Chegando em determinado sítio, encontrou um senhor, daqueles velhos bem brutos. Pe. Coringa, saindo do carro sucedeu-se o seguinte dialógo:

Bom dia, meu amigo, o que tem pra mim hoje?

O velho respondeu:

Pra padre pidão, eu tenho uma corda pra largar no espinhaço.

Pe. Coringa replicou com outra pergunta:

E pra Nossa Senhora da Conceição?

Tenho um saco de fava.

3 comentários:

  1. Padre Coringa - Por Neri Alencar.

    Pe. José Coringa, nasceu no dia 29/12/1940 no sitio Rebolão em Santana dos Garrotes na época, Município de Piancó-PB.
    Batizado no dia 18 de abril de 1941 na Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Itaporanga – PB, pelo cônego Manoel Firmino Pinheiro.
    Crismado com idade de 13 anos na Matriz de Senhora Santana por Dom Zacarias Rolim de Moura em Santana dos Garrotes.
    Chegou no Ceará em 1960 em companhia do padre Chagas Barros, na cidade de Icó;
    Como sacristão do padre Chagas morou na Betânia, na paróquia de Mombaça por 6 meses, depois mudou-se para o Crato.

    Trabalhou como servente de limpeza no Seminário São José durante 4 meses; mudou-se para o Hospital São Francisco de Assis como "atendente de enfermagem" na companhia do Monsenhor Rocha de Oliveira. Neste período iniciou o curso primário no grupo Escolar Alexandre Arrais; depois foi morar em Campos Sales como Sacristão do Padre Newton Holanda Gurgel, e lá cursou o Exame de Admissão Ginasial no ginásio Padre Ibiapina daquela cidade. Voltando para o Crato, não foi mais aceito pelos padres; passou a residir no Sitio São José, na residência do seu Zeca Esmeraldo, matriculou-se no Colégio Estadual Wilson Gonçalves por intermédio da dona Neriam Abat esposa do Dr. Elisio Abat.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Robson Pereira Sales - Um breve relato sobre a trajetória do Padre Coringa anterior a sua vida sacerdotal em Farias Brito.

    ResponderExcluir
  3. Farias Brito perdeu muito com sua partida para à Casa do Pai. Será sempre eterno na memória da nossa gente.

    Ass: Robson Pereira Sales

    ResponderExcluir