Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Princesa do Cariri - Por Antônio Morais.

Outrora, ou, mais precisamente, há seis décadas, uma cidade situada em verdejante vale,  na encosta da Chapada do Araripe, ostentava na condição de cidade de nível cultural elevado, o simbólico titulo de  Princesa do Cariri.

Tinha naquela época, intensa vida sócio-cultural, vibrante e bastante significativa. Digna de reconhecimento, sem precedentes, pelas comunidades vizinhas que a admiravam e buscavam como fonte perene e alternativa de progresso e desenvolvimento.

Abrigava, em seu meio, sem distinção ou sinal de preconceito, pessoas de diversas camadas sociais advindas de regiões circunvizinhas, movidas pelo desejo de encontrar um modo de viver com mais dignidade, inclusive, encontrar campo mais propicio à educação de seus filhos.

A cidade além de hospitaleira, oferecia, sob o ponto de vista sócio-econômico e educacional, estrutura bem mais avançada em relação às demais, isto é, possuia bons colégios públicos e privados, educandários e seminários, de nível intelectual elevado, além de deter razoável e ascendente comércio.

Noutro horizonte tinha a princesa, ainda, o privilégio de possuir bons hospitais, clubes recreativos, rádios, cinemas e, também, teatros e museus coisas que caracterizam e projetam, de forma bem definida, o grau de desenvolvimento de uma grande cidade.

Francisco Pedro  de Oliveira.

6 comentários:

  1. Na foto se ver o famoso Beco do Padre Lauro, a embocadura da rua Miguel Lima Verde e o acesso a Praça da Sé e a Catedral de Nossa Senhora da Penha. O Crato como era, o município modelo, a cidade da cultura.

    ResponderExcluir
  2. Na casa do Padre Lauro, um frondoso pé de sapoti.

    ResponderExcluir
  3. Nesse casarão cor de rosa funcionava a SUCAM, quando ao Crato eu cheguei para estudar no Colégio Estadual Wilson Gonçalves, em 1964.

    ResponderExcluir
  4. Estudei no Colegio Wilson Goncalves, na epoca Colegio do Estado.

    ResponderExcluir
  5. Está é a minha primeira casa .meu berço. O .meu educacandario a minha formação de um ser umano .com a observação. Não tenho diploma de nem uma escola .só diplomas da propria vida .mais aí nesta cidade .o que não faltava era bons professores. Todo o mundo ensinava o que sabia e sabia o quê ensinava. Acredite está é a maior e melhor verdade

    ResponderExcluir
  6. ESSE CASARÃO LARANJA GRAÇAS A DEUS AINDA HOJE MOSTRA O QUE FOI ESSA PRINCESA

    ResponderExcluir