Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 28 de abril de 2023

Chico x Panelas - Por Pedrinho Sanharol.


Quando eu tinha lá meus 12 anos, eu me metia a ser jogador de bola. Meu pai era o dono do campo e da bola e eu queria ver eu não ser escalado. Mas, um dia o meu primo Francisco de Compadre me chamou para fazer parte da equipe do Chico num jogo decisivo contra a equipe das Panelas. 

Dormir nos Batalhões, na casa de meu tio Santiago e no outro dia cedinho metemos o pé na estrada rumo as Panelas.

No caminho dei uma topada e arranquei a unha do dedão do pé. Na impossibilidade de jogar, disse para o meu primo Francisco: Eu não posso jogar, mas se me botarem para apitar eu dou um “adjetoro”. 

Dito e feito, de posse do apito, expulsei jogador adversário, anulei gol, dando as mais esfarrapadas desculpas e segurei o placar de 1 x 0 para o Chico.

No fim do jogo o “quipa” das Panelas bateu o tiro de meta, o goleiro do Chico estava adiantado, a bola subiu, subiu, subiu e ao cair, acertou a baliza e entrou. 

A equipe toda correu para o abraço e eu balançando o dedinho dizendo que o gol não valeu: Um caboclo mais grosso do que canto de cerca, mais enfezado do que mulher quando sabe que tem uma sócia, chamado Medeiros se aproximou de mim e perguntou: O que foi agora? 

Eu respondi em cima da bucha: foi de longe demais.

Terminei o jogo 10 minutos antes do tempo regulamentar e esta deverá ter sido a única vitória da equipe do Chico em competições esportivas. 

Deixei o campo cercado pelos jogadores do Chico para não apanhar e de longe ainda ouvir um exaltado torcedor dizer: juiz ladrão, fi de rapariga, tu vai pagar no inferno.

3 comentários:

  1. Resenhas engraçadas que a paixão pelo fotebol proporciona.

    ResponderExcluir
  2. A equipe das Panelas se tornou uma das maiores adversárias do time do Sanharol. Tinha um jogador que era um craque, com um apelido de "Viado", que caracterizava sua agilidade. Um deles, "Li", era meu tio e o "Medeiros", que reclamou do Juiz, era meu primo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo - Você está falando com conhecimeto de causa. kkkk

      Excluir