Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 30 de maio de 2023

055 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Nas postagens anteriores, falei do grande orador e homem intelectual que foi o Dr. Dario Batista Moreno, foto. 

Ex-prefeito de nossa cidade, homem de fina lhaneza no trato com as pessoas, porém não gostava de lengalenga, de bajulação e puxa saco.

Havia em Várzea-Alegre, a sua época, um vereador que por nada estava usando a palavra e fazendo aquele belo e memorável discurso. Bastava reunir meia duzia de  pessoas numa roda que o orador pedia a palavra e mandava o verbo, se transformava  num autêntico "Ruim Barbosa".

Dr. Dario não gostava nada daqueles vexames ou seja, do vocabulário do nobre vereador.

Durante o seu governo, por ocasião da inauguração de uma escola no distrito de Naraniú, com a presença do Deputado Federal Joaquim de Figueiredo Correia, conterrâneo ilustre, o Dr. Dario prevendo o discurso do vereador foi à casa do ilustre edil e falou que como era uma reunião simples, o vereador convidasse os amigos, “mas não havia necessidade de fazer nenhum discurso”.

Mais que nada, na hora marcada, ao chegar com a comitiva no local, o vereador subiu num tamborete e começou um solene discurso nos termos que se segue :

“Incelentismo compadre Figueiredo Correia, reverendísimo prefeito Dr. Dario Moreno e oturidades que aqui tão. – Eu num tem palavras”....

Dr. Dario se aproximou bem do ouvido do vereador e falou quase inaudível : Palavras você tem, o que você não tem é vergonha!

Um comentário: