Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de maio de 2023

Meu amigo e camarada Pedrinho de Hermínia - Por Pedrinho Sanharol.

Pedrinho de Hermínia, um excelente motorista e também um eterno gozador. Era impressionante a facilidade que ele tinha para contar piadas, imitando as vozes dos personagens.

Um exímio  motorista de caminhão, meu amigo, conterrâneo e camarada, prestou serviços a vários empresários e comerciantes de Várzea-Alegre.

Certa feita, fez um transporte de mercadorias para empresário  Wilson Moreno, uma carrada de madeira do estado do Pará.

Quando vinha na divisa do estado do Tocantins com o Maranhão, já avistando as luzes acesas da cidade de Carolina, o carro apresentou um problema e deixou de funcionar.

Deixou o carro no acostamento e foi a cidade se comunicar com o patrão em Várzea-Alegre. No orelhão conseguiu  contacto, porém numa  época  de difícil acesso a bancos  foi aconselhado a esperar o outro dia,  arranjar  uma pessoa que tivesse conta corrente  para o numerário ser enviado. 

Sem dinheiro a fome não podia esperar pelo outro dia. Então, teve a ideia de procurar uma pensão e perguntar se  tinha algo para jantar.

A dona da pensão informou que não, que estava fora do horário,  e a comida era feita  a conta dos  hospedes. Mas, se ele aceitasse ela podia  preparar uns  ovos. 

Pedrinho concordou e a  senhora  trouxe 6 ovos cozidos com uma pitada de sal e pimenta. 

Pedrinho se serviu e ficou esperando a mulher dar uma bobeira para ele cispar, fugir.  Dito e feito num descuido quando a mulher olhou estava o canto mais limpo. A mulher  avistou o fujão já  do outro lado da rua  e gritou. 

Pedrinho parou, a mulher se aproximou e ele antes dela falar alguma coisa disse : "A senhora já viu um pais mais escolhambado do que o Brasil! Cada governo que vem é pior do que o anterior, contaminado pela corrupção e ladroagem.  E, o pior, não acontece nada a não ser com o Castela Branco que largaram um avião no dele foi asa prum lado, turbina prá outro, braço prum lado, perna prá outro. 

A mulher indagou : Meu amigo e os ovos! Pedrinho respondeu no embalo - Ainda não encontraram.

Por sorte a senhora tinha conta no banco da cidade, o patrão enviou o dinheiro, Pedrinho pagou os ovos e com o troco fez o conserto do carro e voltou para Várzea-Alegre.

Um comentário: