Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 23 de julho de 2023

Casamentos castros - Por Pedrinho Sanharol.


Foto  do ilustre professor José Bezerra de Brito, Zuza Bezerra.

Retornando de uma viagem ao Icó, O Major Eufrásio Alves de Brito de passagem por Várzea-Alegre hospedou-se na casa de José Raimundo Duarte, no sitio Sanharol.

Vendo aquela fartura de filhos, 24 rapazes e moças dos dois casamentos, sugeriu : ´Nós devíamos casa um desses seus filho com  uma de minhas filhas.

Logo saiu uma caravana em lombo de animais de Várzea-Alegre com destino  a Malhada, em Crato, onde  morava o Major Eufrásio.  

Chegaram adiantado da noite as jovens moças já estavam recolhidas nos seus aposentos. Ao amanhecer o dia, fizeram no final do terreiro um pequeno fogo para esquentar as mãos. 

Quando se abriu uma janela e três jovens senhorinhas apareceram. O caseiro olhou para Vicente Alves Bezerra e disse : "O besta aí, não sabe qual é a dele". 

Assim se casaram em 09 de Novembro de 1876 Vicente Alves Bezerra com Isabel Pereira de Brito, são os pais de Zuza Bezerra, uma das maiores inteligências do Crato e região.

O casamento foi celebrado no sitio Malhada de propriedade do pai da noiva, Major Eufrásio Alves de Brito, oficiado pelo Padre  Vicente Ferrer Pontes Pereira.

4 comentários:

  1. Depois vieram outros casamentos entre filhos das mesmas famílias. Gabriel de Morais Rêgo com Joaquina Alves de Brito, Antonio de Brito Correia com Maria Anacleta de Menezes e diversos mais.

    ResponderExcluir
  2. Historias como esta me fascinam. Não.me pergunte porque, que jamais saberei responder. Estranho, mas é verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os casamentos se sucederam com cinco irmãos filhos de Antonio de Brito Correia, Crato com varzealegrenses : José Raimundo de Brito com Isabel Alves de Morais, de quem descende os Morais Brito do sitio Juá, Isabel de Brito Bitu com José Alves Feitosa Bitu, Pedro Alves de Brito com Laura de Morais Brito, Maria Sandola de Brito com José Raimundo de Menezes e Esmelinda Alves de Brito com José Bezerra Mendes.

      Excluir
  3. Pai de um querido amigo do meu pai, cheio de anedotas, senhor Zelo de Brito.

    ResponderExcluir