Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

COMPARAR NÃO É PECADO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Tal qual o idiota da objetividade conceituado por Nelson Rodrigues, estou condenado a repetir a abordagem sobre futebol sul-americano versus futebol europeu.

Bateu um cansaço, mas vamos lá. Na decisão do Mundial de Clubes, o Fluminense levou um vareio do Manchester City.

Levar um gol aos 40 segundos de jogo, numa decisão, é como ficar debaixo de um pássaro cheio de m.... Desorganiza o metabolismo.

Claro que não foi somente isso. O grilo está em incensar um bom time como o Fluminense, mas incapaz de cumprir uma empreitada de enorme tamanho.

Como diria o filósofo Mossoró, “deixa eu dizer pra tu" o seguinte: o futebol europeu tem clubes fortes porque tem ligas fortes.

Estão repetindo, hoje, o que venho dizendo há mais de "noventa" anos: "Os times europeus são verdadeiras seleções".

Basta afirmar isso. No mais, é manter discussões estéreis no preenchimento de assuntos nas tradicionais mesas redondas.

Quantas vezes  afirmamos, nos mesmos últimos "noventa" anos, que a grana do rico futebol europeu compra nossos artistas e nos impede de oferecer o espetáculo?

Temos que parar de fazer fumaça, de esconder a realidade da massa torcedora.

Quem ainda andou '"soluçando", diante do Liverpool, numa decisão de Mundial, foi o Flamengo. E perdeu.

Imaginem o Mundial de Clubes, com nova fórmula, alojando mais de 25 clubes.

Um comentário:

  1. Comparar não é pecado. É comparando que se conhece o melhor. Todo brasileiro, por mais apaixonado que seja, sabe que o Fluminense não tinha condições de enfrentar o seu adversário.

    A Rede Globo que vive de ludibriar, enganar e mentir para os desportistas brasileiros encontrava a vantagem nos desfalques da equipe adversária, três dos melhores jagadores do mundo estavam lesianados.

    Vi o Luiz Roberto, em sua narração apaixonada dizer : Ali está o Ganso que defendeu o Santos contra o Barcelona. Foram 5 X 0 no Santos e 4 X 0 no fluminense.

    ResponderExcluir