Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 12 de junho de 2009

As almas da Rua do Capim.

Um certo tempo em Várzea Alegre correu um boato de que na rua do capim nas margens da lagoa de São Raimundo, estavam aparecendo visagens. Os moradores diziam que escutavam gemidos, gritos, assovios e risadas. Os mais afoitos que se aproximavam da beira da lagoa diziam que o capinzal abria e fechava sem ter gente nem animal, por perto. O fenômeno acontecia sempre na sexta feira depois da meia noite. Emília de Silvestre conversando com Maria Valéria dizia: Eu num sei não muié, mais eu acho qui isso é coisa do ôto mundo. Bem qui meu Padim Ciço dizia: Na era de sessenta muita coisa vai aparecer. Tombém os ome cum aqueles cabelo na cintura e as muié cum aquelas tá de minisáia cum o rabo aparecendo, é nisso qui dá. Maria Valéria com expressão de medo dizia: Vôte Discunjuro! Tão dizendo qui pras banda do Coité já tá aparecendo inté lubisome.
Mandaram chamar o padre para exorcizar o local mas ele só fez benzer as velas e ficou na calçada com medo. Na sexta feira seguinte alguns marchantes bebiam comentando o assunto, quando Luís de Cícero Inácio já com a cabeça quente, disse que tinha coragem de encarar as almas. Quando foi meia noite a calçada já cheia de curiosos Luís chegou. Botou uma lambedeira na cintura fez o sinal da cruz e entrou no capinzal. Luís começou a demorar e o pessoal já foi ficando aflito, quando o ferreiro Manu disse: Deus se lembre da alma do finado Luís. Zé Goteira pediu a Laura Cassundé para tirar um terço para a alma de Luís. Quando começaram o terço o capinzal abriu e Luís saiu cantando a música:
“Nunca vi rastro de alma
Nem couro de lubisomem “
Zé Faustino perguntou: E aí Luís viu as visagens? Luís respondeu debochando: As almas que eu vi lá, foi Chico Carrim abufelado com Raimunda Gaga no tronco da carnaubeira.
Mundim do Vale.

3 comentários:

  1. Mundim.

    Emilia de Silvestre, conhecida popularmente por Bila de Silivestre, era comadre de minha avó Zefa de Pedro André. Bila gostava de tomar cachaça e um belo dia caiu proximo a lavanderia e minha avó passava, parou e disse: eu tenho tanta pena de Bila! Ela abriu um olho e respondeu: e eu nem tenho de tu Zefa.

    ResponderExcluir
  2. Morais tá na hora de começarmos a falar dos famosos CONTRASTES DE VARZEA ALEGRE. Com essa história da Rua do Capim eu lembre de um:

    "A UNICA RUA ASFALTADA DE VARZEA ALEGRE É A RUA DO CAPIM!"

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo

    Voce sabia que um jumento morreu de fome na rua do Capim? É verdade.

    ResponderExcluir