Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 22 de maio de 2023

048 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.



Raimundo Alves de Meneses, Mundim do Sapo, todo varzealegrense conheceu ou ouviu falar  de sua  benfazeja história.

Certa feita, fez uma viagem a Fortaleza e de passagem pela Praça do Ferreira um camelô vendo o jeitão de matuto imaginou : vou pegar aquele besta. Tomou chegada, cubou direito e puxou conversa.

Mundim prestava atenção mais por educação do que por outro interesse. O sujeito passou a oferecer uns produtos á venda. Cinto, alpargata, anel e um relógio dourado aparentando de ouro ser.

Depois de muita saliva Mundim disse : meu amigo, comprar eu não compro, porque eu não tenho dinheiro. O máximo que pode dar é uma troca. O camarada animou-se, como quem diz é agora que aprumo este égua.

E, o senhor propõe uma troca em que? Mundim olhou bem nos olhos do sujeito e lascou : Eu troco num couro de uma novilha que morreu de tingui na fazenda Gamelas, em Várzea-Alegre.

O caboclo saiu  virado num  siri,  enquanto o meu saudoso tio morria de dar risadas.



6 comentários:

  1. Que maravilha!

    Quando eu quero me desestressar, eu venho para o Blog do Sanharol. É divertimento com certeza!

    Abraços e Parabéns a todos.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Excelente saída essa do Mundim do Sapo. O meu sogro costumava dizer aos vendedores que lhe ofereciam acessórias para sua velha Variant, que se aquilo fosse necessário para o carro funcionar, já vinha de fábrica. Era tiro e queda! Da úlrima vez que comprei um carro na concessionária, veio um vendedor oferecer bancos de couro. Um otro oferecer uma aplicação de um determinado produto para proteger a pintura, outro para vidro reiban, e por ai vai. A todos dei a resposta queo meu sogro costumava dar, Foi tiro e queda! Agora aprendi mais uma proposta. Propor uma troca. É sensacional!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu Mundim; bem feito, pra camelô da cidade metido a besta. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Camelô metido a besta? Gostei! (risos). A Praça do Ferreira deve ter muitas histórias. Duas delas, conheço bem. Uma parecida com a de Mundim do Sapo, pelo menos no final. Uma cidadã cratense ia passando pela praça, distraída conversando com uma amiga, sem querer chutou a graxa de um sapateiro. O homem soltou cobras e lagartos e a pessoa agredida fez como LULA, não viu, não ouviu e de nada sabia. (risos).

    ResponderExcluir
  5. o tio Mundim era um fenomeno para essas coisa, tudo ele levava na maior palhaçada, eu adoro ouvir as coisas engraçadas do tio Mundim

    ResponderExcluir
  6. As vezes as pessoas se enganam, ai uma proposta que deixa qualquer ser humano encabulado e sem argumento de barganhar preços e continuar com o diálogo sobre a comercialização. Tio Mundin do Sapo foi casado com uma filha do meu avó , Naninha a mais novo de onze filhos do casal, José Alves Feitosa Bitu e Dona Bilhinha. Cidadão do bem, muito querido por todos que fazem parte da Comunidade Varzealegrense e também do Crato.

    ResponderExcluir