“ Lula está navegando na maionese. Ele está se sentindo o Todo-Poderoso e acha que vai batizar Dilma presidente da República. Pior: ninguém chega para ele e diz ‘Presidente, tenha calma’. No primeiro mandato eu cumpria esse papel de conselheiro, a Dilma, que é uma pessoa valorosa, fazia isso, o Márcio Thomaz Bastos fazia isso. Agora ninguém faz", disse Ciro em entrevista concedida ao site IG.
O deputado assumiu pela primeira vez que não deve ser candidato à Presidência da República e, oficialmente, aguardará a decisão da executiva do partido, marcada para o dia 27 de abril, terça-feira da semana que vem.
Ciro afirmou que Lula merece a própria popularidade, porque seu governo tem realizações, "mas ele não é Deus". O deputado criticou a postura do Planalto, que lhe tirou "o direito de ser candidato". "Mas quer saber? Relaxei. Eles não querem que eu seja candidato? Querem apoiar a Dilma? Que apoiem a Dilma. Estou como a Tereza Batista cansada de guerra. Acompanho o partido. Não vou confrontar o Lula. Não vou confrontar a Dilma."
O deputado previu uma vitória do ex-governador de São Paulo, José Serra, seu desafeto histórico, nas eleições deste ano. "Minha sensação agora é que o Serra vai ganhar esta eleição. Dilma é melhor do que o Serra como pessoa. Mas o Serra é mais preparado, mais legítimo, mais capaz. Mais capaz inclusive de trair o conservadorismo e enfrentar a crise que conheceremos em um ou dois anos."
"Em 2011 ou 2012, o Brasil vai enfrentar uma crise fiscal, uma crise cambial. Como estamos numa fase econômica e aparentemente boa, a discussão fica escondida. Mas precisa ser feita." Segundo o deputado, Dilma tem menos chance de enfrentar o problema do jeito que ele precisa ser enfrentado. "Como o PT, apoiado pelo PMDB, vai conseguir enfrentar esta crise? Dilma não aguenta. Serra tem mais chances de conseguir", observou.
Para Ciro, sua participação no pleito era "uma missão estratégica, que não será desempenhada por mais ninguém". O deputado se comprometeu em acatar a decisão do PSB de apoiar a candidata petista, mas avisou que não vai se envolver na campanha. "Não me peçam para ir à televisão declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá. Vai ver viajo, vou virar intelectual. Vou fazer outra coisa". Ciro acredita que a eleição deste ano será marcada por baixarias, entre as quais inclui uma ação de grupos radicais abrigados no PT: "Sabe os aloprados do PT que tentaram comprar um dossiê contra os tucanos em 2006? Veremos algo assim de novo. Vai ser uma m…", previu.
Bem feito pra Ciro e Pra Dilma. Só o tempo poderá mostrar os desdobramentos desta encrenca. Como diz o velho ditado - pra frente é que as malas batem. Pru Ciro já bateram.
ResponderExcluirQue belo pé na bunda ele levou, hein? O pioe é que parece que ainda não aprendeu que o PT não preza seus aliados, limitando-se a usá-los enquanto for conveniente. Agora me pergunto porque essa transferência de título para São Paulo se ele jamais pensou em ser candidato lá? Também vejo ingratidão com o povo cearense nessa atitude.
ResponderExcluirDr. Antonio André.
ResponderExcluirNa entrevista o nobre deputado diz que é muito novo, que tem apenas 52 anos. Na verdade tem muito o que aprender ainda. É mister que comece a tomar as suas decisões. Até o momento tem sido objeto de manobra do Lula. Entendo que politicamente acabou.
Então quer dizer que Ciro caiu na real?
ResponderExcluirAgora ele conhece o ninho de cobra cascavel aonde se abrigou nos últimos 8 anos?
Só ele mesmo acreditava que Lula iria apoiá-lo...
Deu com os burros n'água!
Bem feito!
O engraçado é a pessoa criticar o governo atual e votar no Serra!!!
ResponderExcluirQuem critica deveria ser eleitor ou do Ciro ou da Marina que sim poderia ser uma mudança.
Prezado Amigo Rodrigo.
ResponderExcluirDa minha parte posso lhe assegurar que quando falo do Lula, Ciro, Marina eu não estou elogiando o Serra. Falar de um não significa aplaudir o outro. Vendo e ouvindo o video da entrevista do Ciro, onde afirma que Serra é mais competente para ganhar a eleição e para governar, a unica certeza que tenho é que ele não faria esta declaração quando era ministro deo Lula.
Saiba amigo, nunca votei no Ciro, nem no Serra. Votei no Lua e não voto mais.
Amanha postarei um texto muito importante para memoria e historia de Varzea-Alegre e de nossa familia. Este sim, merece um comentario e eu espero que o amigo faça.
Abraços
O Ciro é um excelente político, muito fiel aos seus próprios interesses. Esse sabe como ninguém defender o seu. Mas, como quem muito quer nada tem, transferiu seu título para São Paulo e corre o risco de ficar sem mandato.
ResponderExcluirPresado Francisco.
ResponderExcluirSer deputado federal ou senador por São Paulo é muito pouco pro Ciro. Como não deu para presidente ele aguarda a solução dos problemas da igreja e se Bento XVI renunciar, aí sim ele disputará o cargo de Papa.
Finalmente nós estamos pensando igual.
Abraços.