Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Curiosidades religiosas de Varzea-Alegre - Por João Pedro.

Aquela pequenina imagem de nosso padroeiro São Raimundo Nonato passou por mãos benfazejas e abençoadas. Pertenceu inicialmente ao casal Raimundo Duarte Bezerra, o conhecido Papai Raimundo e sua esposa Tereza Maria de Jesus. Depois passou a ter os cuidados de um filho do referido casal, José Raimundo Duarte, Jose Raimundo do Sanharol. Com o desaparecimento deste, passou a guarda da imagem a sua filha caçula Isabel de Morais Rego. A seguir, com a morte desta, ficou sob os cuidados de sua filha Josefa Alves de Morais, que por fim, entregou ao seu neto Pedro Satiro que a mantem na Casa de Saude que lhe homenageia com o seu nome. Não se sabe ao certo quantos anos tem aquela imagem, mas pelas gerações que citamos deverá está para completar dois seculos.

5 comentários:

  1. João Pedro.

    A historia é essa mesma. Você está certo. Seu relato serve aqueles que não conhecem a historia de nosso padroeiro, aqueles que conhecem apenas a festa, as barracas, os fuás e nada de religiosidade.

    Parabens.

    ResponderExcluir
  2. É...

    Tai dois séculos de história.

    Esse Blog é uma enciclopédia municipal. A maior que já vi, e não creio que outra cidade tenha coisa igual.

    Vicente Almeida

    E.T. João Pedro, aproveito para convidá-lo a outro banho daqueles, e traga o aluizio.

    ResponderExcluir
  3. Vicente.

    No outro dia foi o maior fuá o João Pedro queria porque queria ir pra sua casa.

    ResponderExcluir
  4. É...

    Morais:

    Pois eu vou ter o maior prazer.

    Peço que toda vez que ele vier na sua casa, traga-o aqui para assinar o ponto e juntos tomarmos aquele banho, já que ele gostou da piscina. Se você não vier, eu irei buscá-lo.

    Sabe o que ele disse quando eu pedi para ficar e depois eu levar?

    > Meu avô diz que vem mas tarde pra cá. Mais ele não vêm, é só pra me enganar. Ele falou isso enquanto você ia em diração ao carro. fiquei com a maior peninha dele.<

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  5. É...

    Esqueci o principal, fale para o Menezes e a Micaele virem juntos.

    Abraços

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir