Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Lei é Lei - Por Antonio Morais.

Numa família humilde, honrada e muita honesta de Várzea-Alegre que eu não revelo o nome nem sob tortura tinha uma viúva mãe de uma única filha. 

Menina moça muito prendada, muito educada e criada  sob os  preceitos da moral e respeito. A moça se apaixonou por um soldado do destacamento local e terminou se casando com ele. O Soldado passou a residir na casa da família. Cidade pacata e de pouco movimentada, o delegado local convocava o destacamento composto de um sargento e dois soldados para  fazer uma "corra"  no cabaré, único local  de aglomerações onde se reuniam,  nas bocas de noites, os boémios e fubueiros. Terminado o serviço  o soldado  voltava para o lar onde diariamente ouvia  um belo de um sermão, primeiro da mulher e em seguida da sogra. 

A mulher reclamava da sorte de ser casada com um profissional que  trabalhava no cabaré. Já a mãe  se mal dizia: como é que se cria uma filha com todo cuidado e ela acha de se casar com um vagabundo,  raparigueiro sem futuro.

Um dia o soldado resolveu botar moral e se antecipou as duas dizendo: O governo criou uma lei que, a partir de hoje,  o marido vai ter o direito de dormir um dia com a mulher e outro com a sogra. 

A mulher deu o maior pinote. Essa não,  nem pense, que conversinha é essa? Nesta hora ouviu-se,  do outro quarta da casa,  uma voz soturna, grave e retumbante: Minha filha, lei é lei, tem que ser respeitada, ninguém pode ficar contra a lei. 

6 comentários:

  1. Logo uma lei boa dessas. Tinha que ser respeitada mesmo. Acho que deveria chamar-se: A lei da sogra.

    ResponderExcluir
  2. Lei é lei, mas tenho certeza que muitos não queriam dormir com a sogra.

    ResponderExcluir
  3. Meninos, eu acho que pra muitos genros, essa seria uma sentença de morte.

    ResponderExcluir
  4. Manoel lenadro, quando adolescente morou uns tempos em Fortaleza onde trabalhou na oficina d ecostura de Zé de Aquino, meu primo e um dos melhores alfaiates que já existiu. Manoel rodava a Fortaleza toda fazendo entrega das encomendas.Certo dia, ia de ônibus e assistiu uma briga d euma passageira com o cobrador.
    _Você não sabe com quem tá falando! Pois fique sabendo que eu sou junta com um soldado de polícia, dizia a mulher.
    (Manoel contou essa estória e ffez o seguinte comentário: Agora isso ninguém sabe quem é mais sem-futuro:se é um soldado, um cobrador ou uma rapariga)

    ResponderExcluir
  5. EU ACHO QUE TINHA MUITA AGUA NESSE ANGÚ....

    ResponderExcluir
  6. Quando a mulher tem ciume
    Se vêr a marca no rosto.
    Tem o olhar de desgosto
    A fala um triste queixume.
    Tem dias que chega ao cume
    De não querer nem comer!
    Costuma se aborrecer,
    Com satanás que tenta
    Uma mulher ciumenta
    Tira do homem o prazer.

    Raimundo Lucas Bidinho.

    ResponderExcluir