Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Lula, o câncer, o SUS e o Sirio - Por Elio Gaspari - O Globo.


Elio Gaspari é Jornalista.

As pessoas que estão reclamando porque Lula não foi tratar seu câncer no SUS dividem-se em dois grupos: um foi atrás da piada fácil, e ruim; o outro, movido a ódio, quer que ele se ferre.

Na rede pública de saúde, em 1971, Lula perdeu a primeira mulher e um filho. Em 1998, o metalúrgico tornou-se candidato à Presidência da República e pegou pesado: “Eu não sei se o Fernando Henrique ou algum governador confiaria na saúde pública para se tratar.”

Nessa época acusava o governo de desossar o SUS, estimulando a migração para os planos privados. Quando Lula chegou ao Planalto, havia 31,2 milhões de brasileiros no mercado de planos particulares. Ao deixá-lo, essa clientela era de 45,6 milhões, e ele não tocava mais no assunto.

Em 2010, Lula inaugurou uma Unidade de Pronto Atendimento do SUS no Recife dizendo que “ela está tão bem localizada, tão bem estruturada, que dá até vontade de ficar doente para ser atendido”. Horas depois, teve uma crise de hipertensão e internou-se num hospital privado.

Lula percorreu todo o arco da malversação do debate da saúde pública. Foi de vítima a denunciante, passou da denúncia à marquetagem oficialista e acabou aninhado no Sírio-Libanês, um dos melhores e mais caros hospitais do país.

24 comentários:

  1. Devia ter ido ao SUS marcar uma consulta para de hoje há 06 meses, uns exames para de hoje a dois anos e um tratamento de quimioterapia para três anos depois.

    Assim ele ia conhecer a realidade da saúde no Brasil, bem distante daquela que ele pagou para a midia apresentar a população burra e desenformada.

    ResponderExcluir
  2. - sua doença afetou o que ele mais usa para enganar os trouxas, a sua voz.
    - mesmo que Lula perca a voz e eprenda a linguagem dos sinais, continuará falando errado pois lhe falta um dedo.

    ResponderExcluir
  3. É...

    Desculpem-me:

    Ironia é um prato que não se digere.

    Dizia meu saudoso pai, que: "Quando eu visse a barba do meu vizinho arder, botasse a minha de molho".

    Lula fez muito mal a muita "gente", cometeu muitos erros, segundo o ponto de vista de muitos.

    Mas, fez muito bem a muita GENTE, segundo o ponto de vista de muitos. A isto damos o nome de DEMOCRACIA.

    E agora! É hora de ironizar ou hora de PERDOAR e torcer pelo o sucesso do seu tratamento?

    O que somos nós afinal, se somente perdoarmos aqueles que nos interessam?

    Nenhum presidente consegue debelar a corrupção do SUS ou de qualquer outra área de interesse social.

    Quando ele está fora, vê uma coisa, quando está dentro, percebe que não é tão simples como parece.

    Ainda precisamos de mais de uma centena de anos para enxergarmos uma luz no final do túnel.

    Por enquanto temos um enfermo de grande popularidade na linha de tiro. Por que lhe desejar tanto mal?

    Devíamos deixar que o seu destino se cumprisse segundo a lei cósmica. Pois se cumprirá a despeito de tudo, não por nossa vontade, mas por que essa lei é inexorával, e se aplica a todos os viventes no tempo certo, independentemente de querermos ou não, de aceitarmos ou não.

    Vicente Almeida

    ResponderExcluir
  4. O Silêncio

    Até agora a pouco conversava com uma amiga e elogiava a postura do blog do Sanharol, em silenciar a respeito da doença do Lula, mas minha opinião fora só até eu entrar e ler comentários cheios de ressentimentos. O Lula está com câncer e isso não mudará em nada a simpatia que o povo brasileiro sente em relação a ele, pelo contrário aumentará ainda mais. Ter bronca de um político que roubou, que usou o dinheiro público fazendo gastos desnecessários é sinal de conhecimento político, em uma democracia isso é saudável, pois a maioria se irrita quando lhe é roubado seu celular ou seu carro comprado a duras penas, pois o rico tem seguro e não deve se preocupar com essas coisas, roubou ele recebe outro zerinho de volta, mas o pobre se revolta quando tem um objeto seu roubado ou furtado, alguns pedem até pena de morte. O cidadão despolitizado só conhece o meu o nosso é para ele ignorado. O Lula distribuiu renda o que é uma afronta ao rico que pensa que para se manter rico é necessário ter pobre. Lula poderia ter os melhores oncologistas do mundo, mas preferiu acreditar na nossa medicina, como sempre acreditou no potencial do nosso povo e é por ele ter acredito em nosso povo que hoje temos a maior fonte de energia renovada do mundo. Quantos políticos e empresários podem usar o serviço de saúde privada, mas somente ao Lula lhe é vedado esse direito. Suponhamos que Lula fosse a um posto de saúde, (na condição de ex-presidente, lhe é concedido algumas regalias), logo seus opositores iriam taxá-lo de demagogo e que deveria deixar a vaga para quem precisa, já que ele tem direito a um atendimento especial. Nelson Rodrigues dizia que o mineiro só era solidário no câncer. Importante sabedoria mineira que muitos deveriam aprender nesse momento.

    ResponderExcluir
  5. Francisco e Vicente, silenciei...
    Quando li a falta de respeito ao ser humano, pensei em comentar, e comentei com a minha filha que estava próxima a mim, não postei o comentário para não criar um clima pesado, pois gosto muito de visitar esre Blog, porém, achei a piada usando LIBRAS de muito mau gosto.
    "Não devemos criticar os nossos superiores, pois não sabemos o que fariamos se estivéssemos no seu lugar." O povo quer falar, falar é fácil, coloque-se no lugar e faça. Quero ver fazer melhor!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Artemisia

    Às vezes nosso silencio vale ouro, mas em alguns momentos não valem nada! Soa simplesmente como omissão.

    ResponderExcluir
  7. Também tenho silenciado diante dos comentários tolos, rançosos e desinformados sobre LULA e seu governo, desde o início do Blog, porque considero que não vale a pena usar um espaço de amizade, diversão, alegria, resgates de boas lembranças e curtições diversas para entrar nessa discussão. Só uma vez me pronunciei a respeito de um texto da elitista medíocre que é Danusa Leão, toda metida a certinha e moralista, mas cheia de preconceitos e, infelizmente, seguida por pessoas como ela, que hoje em dia têm que engolir a realidade de que o Brasil é muito melhor agora do que antes de LULA. Porque o que ela e tantos outros não querem aceitar é que as oportunidades estão sendo dadas também aos que não as tinham.
    Hoje, porém, penso que os comentários estão ultrapassando os limites do bom senso, do respeito humano, do amor. Vejo uma grande contradição do que alguns estão falando aí sobre a doença de LULA, quando lembro de outras idéias que foram passadas nesse espaço, de pronunciamentos dos mesmos, repletos de humanismo, sensibilidade e justiça. Para onde foi tudo isso que eu admirei, que me impressionou?
    A cada ser humano é dada a capacidade do entendimento mas cada um tem o seu tempo de compreender as coisas. É uma pena que tantos brasileiros ainda não tenham entendido que o mundo mudou. É difícil pra muita gente que se acostumou a macaquear os bem nascidos e achar que só eles, bonitos ricos, loiros, com todos os dedos, letrados, falantes, etc, etc, são capazes de conduzir uma nação. LULA provou o contrário e o mundo inteiro o reverencia e respeita o nosso país, que nunca foi tão respeitado desde que existe, mesmo passando oito anos sob o comando do tão educado e fino Fernando Henrique, depois de tantos outros do mesmo tipo. Por mais que seja difícil para os que odeiam o PT admitirem que perderam a eleição mas que o Brasil continua a ganhar, um dia compreenderão.
    Não sou petista mas sou humanista. Sou socialista, quero igualdade de oportunidades. Tenho o orgulho que todo brasileiro deveria ter, de termos tido um presidente com cara de povo. Sou fã do cidadão, do líder, do homem público, do presidente e estadista brilhante que é LULA.
    Por fim, quero dizer que, enquanto o SUS ainda está em construção, devemos sim, todos os que temos a condição, já que estufamos o peito ao dizer que temos plano de saúde, deixar as vagas, os leitos, os tratamentos e remédios caros para os que não podem mesmo pagar. Falar mal do SUS é discurso de papagaio, porque todo mundo diz as mesmas coisas. Mas as pessoas estão apenas teimando em negar que a assistência à saúde no Brasil melhorou e não foi pouco. Falo com a propriedade de quem trabalha fazendo AUDITORIA no SUS em municípios de todo o país, conhece as mazelas mas também sabe o que existe de bom. Por acaso pensam que melhor era no tempo em que só tinha assistência médica quem contribuía para a Previdência? É claro que temos filas e dificuldades. Mas hoje toda pessoa tem o direito de ser atendida e beneficiada. E ainda não está melhor porque nós todos, em vez de lutarmos por saúde e educação melhor, pagamos colégios e planos de saúde, ajudando a manter a especulação.
    Pensem nisso. Informem-se mais.

    ResponderExcluir
  8. É,
    O Lula perdeu 1 dedo, 3 eleições prá presidente, corre risco de perder a voz e, com certeza, um dia perderá a vida...o que parece difícil é ele perder o carinho e o respeito que aproximadamente 80% do povo brasileiro tem por ele...pelo que ele representa para esses quase 160 milhões de "trouxas" e "burros", dos quais me considero um deles.

    ResponderExcluir
  9. Só desejo ao companheito Lula êxito em seu tratamento e 'a sua fanília muita força para enfrentar esta batalna. Fui colega de trabalho de marcos Cláudio, um excelente amigo, pessoa simples, conheço D. Marisa e serei sempre um admirador deste único líder que o Brasil tem e que com que o Brasil hoje seja respeitado no mundo todo.
    Visitem a página: Força, Lula! No Facebook

    ResponderExcluir
  10. Dá para ver que poucos entenderam o sentido da nota escrita por Elio Gaspari...

    Dá para se concluir que quase ninguém entendeu o motivo de o Blog do Sanharol reproduziu o escrito de Elio Gaspari.

    No campo da política, milhões de brasileiros fizeram (e continuam fazendo) restrições à aos erros cometidos pelo ex-presidente Lula...

    Pelo menos neste Blog essas restrições –– explícitas, transparentes e respeitosas ––nunca resvalaram para o lado pessoal.

    O que foi mostrado no artigo acima foi apenas a demagogia de um governo que alardeava ter resolvido os problemas dos SUS...
    Só isso!

    Acho que é infantilidade alguém pensar que, neste momento, quando o cidadão Luiz Inácio da Silva enfrenta uma traiçoeira doença, pessoas com a formação cristã e maturidade –– como Gaspari e Morais – pudessem tripudiar sobre o infortúnio do cidadão Lula.
    Esta a realidade, visível e verdadeira.
    As pessoas equilibradas –– como os dois citados acima ––torcem para que Lula supere o problema e recupere sua saúde plena.
    E ele tem grandes chances de se recuperar.

    Como criatura humana ( e não por seus inegáveis erros políticos), Lula tem a solidariedade das pessoas sensatas...

    ResponderExcluir
  11. Prezados amigos.

    A parte escrita pelo Elio Gaspari publicada no jornal O Globo é responsabilidade dele.

    O meu comentario SUS é minha responsabilidade. É o que vejo acontecer com os milhões de pobres que precisam dos atendimentos.

    Os designios de Deus muitas vezes não são observados, mas pertencem a Ele. Jose Alencar tinha um afilhado precisando de "Um rim". Ligou para o dono do Hospital e ordenou que o primeiro que aparecesse fosse para o seu afilhado, atropelando uma fila de milhares de outros.

    O Afilhado sarou. Depois o Jose Alencar foi acometido de uma enfermidade e não teve para quem pedir ou ordenar sua cura.

    ResponderExcluir
  12. Eu pergunto: o que ganharão vocês, tripudiando em cima de tremendo mau? Meu respeito e minha admiração; por vocês se mostrarem como realmente são; seres humanos nada mais. Desejo para todos de coração: Muita saude e muita paz. Abraço carinho e fraterno. Maria de Fatima Bezerra Cordeiro.

    ResponderExcluir
  13. Morais, em 2006, desenvolvi câncer, Leucemia Mieloide Crônica(LMC), e fiz todo o tratamento no Hospital Brigadiro Luiz Antonio,de responsabilidade do governo de São Paulo, e continuo fazendo trimestralmente todo o a companhamento.Há companhei todo o processo de reforma porque passou o Hospital, e em seguida sua entrega à uma Organização Social de Saúde (OSS), durante, o já governo Serra; essa instituição é administrada pelo médico famoso, o neufrologista Doutor Medina. As mudanças estruturais porque passou o Hospital, aponto de eu chegar lá em 2006 para receber bolsas de sangue, em virtude da baixa cotação de plaquetas no meu, e não ter comida, no lugar receber um iorgut, e nunca reclamei ou fiz piada em blogues, principalmente na capanha eleitoral, sendo oposição ao PSDB, como voce fez e faz, contra o PT, e acabou de fazer nesta postagem contra o cidadão Lula. Esse Hospital é o mesmo que Elio Gaspari fez alusão no seu artigo, onde o metalúrgico Lula saiu de casa para busca sua esposa e filha, e ao chegar lá, a enfermeira o a visou que elas haviam morridos envirtude de infecção hospitalar, isso, no início dos anos setenta; como ver ele assim como qualquer pessoa passou por experiências comums.Hoje, na condição de um ex-chefe de Estado, gosa de condições especiais.Passei por toda burocracia que é peculiar, mas não demora tanto, assim, como voce citou de forma irônica.Do SUS, sotenho que falar coisas boas, pois o mesmo me concede mensalmente um medicamento(GLIVEC), no valor de mais de Dez mil Reais. Aconteceu a remição total da doença, deminui a dose, e se Deus quiser, este próximo ano diminuirá mais um pouco.Fico admirado com uma pessoa que entra numa rede social, postando no lugar de sua foto a imagem de Jesus, e faz esse tipo de comentários.Tanto o Thibério, como morais demonstram que são duas pessoas despreparadas para sairem por aí descutindo questões políticas e sociais; quanto a Rita Morais, concordo plenamente com o que afirma, temos grandes problemas, mais a saúde vem melhororando no Brasil. USP, UNICAMP e outras universidades federais, com aportes de dinheiro repassado pelo governo federal, sobre tudo apartir do governo Lula passaram a investir em pesquisas, sobre tudo na área da saúde e oncológica.

    ResponderExcluir
  14. Nos meus comentarios não citei nome algum. Falei o que acho, penso e vejo.

    Hoje, 03 de Novembro de 2011, no Hospital São Francisco de Crato, Morreu uma mãe de 17 anos e seu filho, por falta de atendimento. Faleceu na Porta do Hospital. Isto Depois que o Lula chorou na TV e foi governo por oito anos e seu substituto continua já por mais um.

    Nunca me preocupei em ser cientista ou comentarista politico, mas jamais serei um apaixonado e alienado a ponto de defender um governo que acaba de ser carimbado com a demissão de 05 ministros por corrupção, por roubo.

    O enterro da Jovem será amanha, ainda há tempo para quem quiser ser solidario vi visitar a familia.

    ResponderExcluir
  15. A situaçã0 que se encotra o Brasil hoje não da para discutir com esses herdeiros da ditadura.venderam o patrimonio do povo,chamaram os trabalhadores de vagabundos e não criaram empregos.volta logo lula lula lula...

    ResponderExcluir
  16. - No SUS que Lula deixou, paciente com câncer hoje, marca endoscopia para fevereiro de 2012.
    - Ele disse, certa vez num de seus delírios etílicos, que a saúde do Brasil estava perto da perfeição, sendo assim devia procurar a rede pública para se tratar.Lamento, mas se ele morrer, acho que é justiça divina.

    ResponderExcluir
  17. Gente, atire a primeira pedra.....
    E aí, lembram da passagem da Bíblia, quando um grupo se reuniu para apedrejar a pecadora?!!!!! É isso aí.
    Desculpem-me mas não gostei de alguns comentários pois o ser humano erra, e quem não erra todos os dias? Deus disse: Fazei o bem sem olhar a quem......
    Já pararam pra pensar quantos são os governantes que desprezam o trabalhador? Vejam o que o GOVERNO faz com os professores, por exemplo. Ele aconselhou que trabalhassem por amor e doassem o salário. Desculpa, o LULA é um ser humano como eu e você.

    ResponderExcluir
  18. No velho partidão aqui em são Paulo militei junto à figuras importantes no cenário político nacional. Dentre essas figuras destaco a de Genéio Homem de Oliveira, o Rabote, um cearense baixinho de Caririaçu, que tem uma belíssima história, pesquisem, mas de uma coragem sem igual. Participou da luta armada para defender a democracia em nosso país. Eu, embora o apoiasse em suas campanhas internas, quando era perguntado no partidão, quem era favorável a luta armada eu soltava um sonoro EU NÃO!

    Por que estou falando isso? Porque quem está feliz com a doença do Lula é porque são favoráveis a luta armada, eu respeito, mas mesmo em uma guerra existem direitos que devem ser respeitados e um desses direitos é a vida fora do combate. As manifestações irônicas em relação à doença do Lula nem mesmo seu principal opositor FHC concorda, disso eu tenho absoluta certeza.

    ResponderExcluir
  19. Senhores,

    Apesar de "burro", creio que entendi o artigo...não parece ser muito difícil endender colunistas de o globo, folha, veja, isto é, dentre outros...é sempre a mesma coisa...

    Assim como não é difícil saber o que cada um vai postar em seu comentário...uns mais tementes a "DEUS" (torcem pela cura), outros menos (se solidarizam); uns ateus (torcem pelos médicos) outros atoas (parecem torcer pela morte).

    O que não consigo entender é o rancor que algumas pessoas conseguem guardar quando o assunto é "politicagem partidária".

    Não consigo enxergar muita sensatez em alguns comentários do blog, apesar de alguns tentarem me convencer do contrário.

    Quanto a saúde no brasil (ou a falta dela) a própria UNIMED tem marcado exames simples para até 6 meses...

    quanto a jesus cristo, se é que ele existiu, deve tá se contorcendo no túmulo, vendo o tamnho da mágua que os seus atuais díscipulos carregam no coração. digo, cérebro.

    como escreveu alguem aqui no blog:

    "quer encontrar esperança (e pureza na alma) olhe nos olhos de uma criança"

    ResponderExcluir
  20. Prezado Ze Maguim.

    Meu sincero abraço.

    A postagem do Elio Gaspari noutro site de grande projeção nacional tem 741 comentarios. Comentarios os mais diversos. O que me parece é que aqui ninguem pode ter opinião, aqui é diferente dos outros lugares. Tem-se que pensar do mesmo jeito.

    Obrigado pelo seu comentario sempre bem razoado e fundamentado.

    Apareça mais. Voce anda sumido.

    ResponderExcluir
  21. OS MÉDICOS ESPECIALISTAS NESSES CASOS DE CÂNCER DE LARINGE SÃO UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE AS CAUSAS SÃO FUMO E ÁLCOOL.
    QUE EXEMPLO O NOSSO BENEMÉRITO EX-PRESIDENTE OFERECE AOS JOVENS BRASILEIROS.
    ESTUDAR POUCO, FUMAR, BEBER, PROMOVER GREVES, NÃO VER NADA DE CORRUPÇÃO AO SEU REDOR ETC.
    OS DOUTORES DOS BIGODÕES FORAM TÃO NEGLIGENTES E TÃO IRRESPONSÁVEIS QUE PERMITIRAM A ASCENÇÃO DO MODELO RETRODESCRITO COMO SALVADOR DA PÁTRIA. E A SEMENTE QUE LULA PLANTOU VAI DAR MUITOS FRUTOS PELOS PRÓXIMOS 100 ANOS.
    QUEM QUISER VIVER EM PAZ NESTE PAÍS, SEM CORRER O RISCO DE MORRER DE RAIVA OU DE VERGONHA, FAÇA A SUA PARTE COM HONESTIDADE E FECHE OS OLHOS.
    SIM, PORQUE PELO QUE NÓS ESTAMOS ASSISTINDO NAS TV, NOSSA GERAÇÃO, A GERAÇÃO DOS NOSSOS FILHOS E NETOS IRÃO CONTINUAR VENDO ESSAS CENAS DEPRIMENTES AOS OLHOS DOS SERES HUMANOS NORMAIS, POR MAIS UM SÉCULO.
    ACOMPANHEM O CASO DO DUPLO ASSASSINATO DE AMARÍLIO E DEDÉ, OCORRIDO EM JUAZEIRO DO NORTE-CE NO ÚLTIMO DIA 20.09.2011. VEJAM QUANTA SUJEIRA ENVOLVE UM POVO QUE SE DIZ TÃO RELIGIOSO.
    VALEI-ME MEU PADIM... ESSES QUE ESTÃO NAS MANCHETES PODRES DOS JORNAIS SÃO OS MESMO QUE SOBEM O HORTO ABRAÇADOS COM SUA ESTÁTUA . QUE CINISMO.

    ResponderExcluir
  22. O Presidente Lula merece o devido respeito. Muito fez pelo Brasil e pelo seu povo.

    MAS, o seu programa de redistriibuição de renda não é eficaz, ate hoje, na medida em que os lucros auferidos pelos grandes empresários (temos até gente entre os 10 bilionários mundiais) nestes ultimos 09 anos aumentaram.

    Não houve, por parte do Governo Federal, a implementação de um projeto que melhor redistribuisse a RENDA BRASIL.

    O que de fato ocorreu com a politica do bolsa família foi a REDUÇÃO dos serviços publicos em areas demais importantes como saúde e saneamento, para investir no programa, ou seja, retira-se dinheiro de projetos de saneamento básico e de saúde publica e repassa para o pobre.

    E o resultado é que hoje ocupamos o 84º lugar no IDH, apresentado esta semana. É oportuno lembrar que em 2002 o Brasil ocupava o 73º.

    Caimos, portanto, 11 posições no ranking mundial. E isso não é motivo de comemorações.

    Talvez, com a aprovação de um novo imposto para a sáude(antiga CPMF), o Governo Federal consiga minimizar os serios problemas que produzem a falta de esgotamento sanitário e, a a inoperância do SUS no País.

    Agora, deixemos de ser hipócritas: querer que um Ex-Presidente da Republica, que passa por um sério problema de saúde,deva ser atendido pelo SUS, é demagogia pura. Não é assim que ajudaremos a resolver tantas maselas que ainda assolam o nosso País. A nossa contribuição pode ser efetivada noutro plano, em discussões mais frutíferas.

    ResponderExcluir
  23. Aquino Neto

    Faço apenas um comentário ao seu texto, bem adequado à postagem:
    " SENSATO "

    ResponderExcluir
  24. - Como disse Washington, a imagem do Sagrado Coração de Jesus não combina com o pensamento perverso de Thiberio Cesar.

    - “Toda ausência é atrevida”, dizem. Citar esse suposto fato sobre José de Alencar, que não pode se defender, não está certo, a não ser que a informação seja de fonte absolutamente segura. Disso eu ouso duvidar.

    - Mesmo sendo burra, o texto de Elio Gaspari me diz muito mais do que Armando Rafael entendeu.

    - A mídia faz alarde com as falhas mas não mostra os diversos grandes problemas que são bem resolvidos pelos profissionais nas unidades de saúde do SUS, diariamente. Quando o Ministério da Saúde fala, se diz que é só propaganda. Muitos não sabem, muitos fingem não saber que as reportagens bem organizadas sobre a seqüência de mazelas da saúde pública, principalmente na Rede Globo e na revista Veja, são encomendadas pelos donos de planos de saúde, quando querem aumentar suas vendas. A informação não é leviana. Já existem resultados de estudos mostrando a relação direta e súbita entre as duas coisas.

    - Todos sabemos que não há mais corrupção e roubo do que havia antes e sim maior divulgação,pelas condições atuais, quando nada fica escondido.

    THIBERIO
    - O Sistema Único de Saúde não foi implantado e nem deixado por Lula. Ele existe desde 1990. Também não foi enfiado goela abaixo dos brasileiros. Antes do SUS (lvez não seja do seu tempo) havia milhões de pessoas sem direito à assistência – os indigentes, você sabia? (Aliás, é assim nos Estados Unidos: 45 milhões de americanos não têm assistência à saúde, o que foi muito bem mostrado no filme “Um ato de coragem”). O sistema que temos hoje é uma grande conquista do povo brasileiro, por ser fruto da Reforma Sanitária, um grande movimento social que tantos nem sequer sabem o que é, infelizmente, e muito menos que mudanças importantes trouxe para a vida dos brasileiros. Resultou da luta de muitos sanitaristas e trabalhadores da saúde que estudaram e promoveram uma grande mobilização no país, pela inversão do modelo que existia: medicina curativa, direcionada a hospital e apenas para quem era contribuinte de algum Instituto de Previdência. A Constituição de 1988 afirmou e as duas leis orgânicas da saúde reafirmaram em 1990 que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. Desde então muita gente luta incansavelmente pela construção desse sistema. Há falhas, é claro! Mas há bem mais bons frutos não evidenciados pela mídia. Meu trabalho é identificar falhas, mas mesmo assim não deixo de ver o que é realizado.

    JOÃO DINO
    8 - Tentar eleger LULA como mau exemplo para os jovens, não cola. Toda sua história de operário e líder sindical, sua luta pacífica por melhores condições para os trabalhadores, só pode ser motivo de orgulho pra qualquer jovem brasileiro, nunca de vergonha.
    Quanto às cenas deprimentes, só não víamos antes porque tudo era secreto, bem escondidinho.

    AQUINO NETO
    - Concordo em parte. Tivemos, sim, algumas ações complementares ao Programa. Porém o mais importante já aconteceu e, para várias famílias, em definitivo: a renda obtida lhes deu, além da condição de adquirir bens de primeiríssima necessidade(comida), a chance de desenvolver atividades que lhes garantiu sair da miséria absoluta, pelo estudo e a possibilidade de desenvolver trabalho, porque com fome não dá. É impossível ignorar tantos casos bem sucedidos que estão por aí.

    ResponderExcluir