Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 4 de setembro de 2016

A Primeira Missa celebrada em solo brasileiro – por Frederico Abranches Viotti (*)

A Primeira Missa celebrada no Brasil -- quadro de Victor Meireles
Descoberto o Brasil, Pedro Álvares Cabral pediu que uma missa – a primeira nesta parte da América do Sul – fosse celebrada no dia 26 de abril de 1500. Convocada toda a tripulação, fez-se um enorme cortejo de mais de 1000 homens. “Cantando em maneira de procissão”. Com os estandartes da Ordem de Cristo bem erguidos à sua frente, os homens seguiram até o local “onde nos parecera melhor fincar a Cruz, para ser melhor vista”. Vários índios logo se juntaram à procissão e ajudaram a carregar a Cruz diante da qual se renovaria o Santo Sacrifício do Calvário. Ato que ficou para sempre imortalizado na história como “A Primeira Missa”.

“Implantando a primeira cruz, erguendo o primeiro altar, rezando a primeira Missa, e congregando, no ato sagrado, portugueses e índios, Frei Henrique de Coimbra lançava as bases do Brasil cristão”. Durante a celebração, os indígenas acompanharam os portugueses em todos os seus gestos. Ajoelharam-se na consagração, levantaram-se no Evangelho, sentaram-se no sermão, etc. Um dos índios, narra Pero Vaz de  Caminha, homem de cinquenta anos aproximadamente, chamava os demais índios e, andando entre eles, “acenava com o dedo para o altar e depois apontou para o Céu, como se lhes dissesse alguma coisa de bem; e nós assim o tomamos”.

Após a celebração, Frei Henrique distribuiu várias cruzes de estanho aos indígenas: “pelo que o Padre Frei Henrique se assentou ao pé da Cruz e ali, a um por um, lançava a sua [cruz] atada em um fio ao pescoço, fazendo-lha primeiro beijar e alevantar as mãos.” Os índios recebiam esses objetos como presentes preciosos. Mal sabiam eles o alto valor daquele objeto. Mais do que sinal de amizade, eles recebiam o símbolo do Cristão.

Sobre a “Primeira Missa”, comentou o Prof. Plínio Corrêa de Oliveira: “implantando a primeira cruz, erguendo o primeiro altar, rezando a primeira Missa, e congregando, no ato sagrado, portugueses e índios, Frei Henrique de Coimbra lançava as bases do Brasil cristão”.
(*) Frederico Abranches Viotti é professor universitário.
             

Um comentário:

  1. A igreja católica sempre esteve presente no Brasil. Ensinando os mandamentos religiosos, edificando templos, levando a palavra de Deus. A era PT conspirou contra, promoveu tudo que pudesse ser contrario aos bons ensinamentos, tratando com deboche os seus dignos representantes. A resposta demorou mas chegou em tempo de fazer compreender que Deus triunfa sempre.

    ResponderExcluir