Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 29 de maio de 2017

088 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Foto - Joaquim de Figueiredo Correia, Advogado, Vice-Governador do Ceará, Deputado Federal por várias legislaturas, um politico muito influente  de nosso estado.

Quando os tempos eram outros e os costumes também, quando os objetos de sedução eram "mandar flores e fazer serenatas", o jovem varzealegrense Joaquim de Figueiredo Correia, advogado, depois vice-governador do Ceará e Deputado Federal por varias legislaturas fez uma serenata para uma prima filha do português Antônio Ferreira, casado com Matilde Correia, tia de Figueiredo.

Do casal Antônio Ferreira e Matilde nasceram vários filhos, dentre eles o médico José Correia Ferreira, segundo filho de Várzea-Alegre a se formar em medicina, o empresario Raimundo Correia Ferreira, um dos pioneiros do transporte de passageiros no nordeste e o jornalista, apresentador e locutor da BBC de Londres Joaquim Correia Ferreira.

Com a finalidade de fazer uma serenata Joaquim Figueiredo se posicionou a certa distância e quando o sanfoneiro cantou a musica "Patativa" do Vicente Celestino : 

Acorda, patativa! Vem cantar.
Relembra as madrugadas que lá vão,
E faz da sua janela o meu altar,
Escuta a minha eterna oração
.
Antônio Ferreira, o pai da jovem abriu a porta e respondeu no sotaque português: "A patativa está dormindo, mas, o pai dela está acordado". 

A serenata foi abaixo no instante, e, é porque os jovens eram da mesma família, Eram primos.

Um comentário:

  1. O português Antonio Ferreira criou seus filhos bem diferente do que recomenda o "Conselho Tutelar da Infância e Adolescência". São inúmeros os exemplos de pai virtuoso.

    ResponderExcluir