Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 26 de junho de 2023

088 - Preciosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais.

Foto - Joaquim de Figueiredo Correia, Advogado, Vice-Governador do Ceará, Deputado Estadual e Federal por várias legislaturas, um politico muito influente  de nosso estado e no Brasil.

Quando os tempos eram outros e os costumes também, quando os objetos de sedução eram "mandar flores e fazer serenatas", o jovem varzealegrense Joaquim de Figueiredo Correia, advogado, depois vice-governador do Ceará e Deputado Estadual e Federal por varias legislaturas fez uma serenata para uma prima filha do português Antônio Ferreira, casado com Matilde Correia, tia de Figueiredo.

Do casal Antônio Ferreira e Matilde nasceram vários filhos, dentre eles o médico José Correia Ferreira, segundo filho de Várzea-Alegre a se formar em medicina, o empresario Raimundo Correia Ferreira, um dos pioneiros do transporte de passageiros no nordeste e o jornalista, apresentador e locutor da BBC de Londres Joaquim Correia Ferreira.

Com a finalidade de fazer uma serenata Joaquim Figueiredo se posicionou a certa distância e quando o sanfoneiro cantou a musica "Patativa" do Vicente Celestino :

Acorda, patativa! Vem cantar.
Relembra as madrugadas que lá vão,
E faz da sua janela o meu altar,
Escuta a minha eterna oração
.
Antônio Ferreira, o pai da jovem abriu a porta e respondeu no sotaque português: "A patativa está dormindo, mas, o pai dela está acordado". 
A serenata foi abaixo no instante, e, é porque os jovens eram da mesma família, Eram primos.



3 comentários:

  1. O português Antonio Ferreira criou seus filhos bem diferente do que recomenda o "Conselho Tutelar da Infância e Adolescência". São inúmeros os exemplos de pai virtuoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabra vai atrás da patativa, e aparece o azulão da ruim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir

  2. Nobre amigo Antonio Morais, tem um causo de seu Ferreira,que me contaram,que um rapaz foi no seu comércio querendo comprar uma carteira para colocar dinheiro,fiado,aí seu Ferreira com aquele seu sotaque português disse,pra que queres carteira se nem tem dinheiro para colocar nela,o rapaz ficou envergonhado e foi embora,kkkkkkkkkkk ele livro se do freguês que queria comprar fiado,kkkkkkkkk,eita causos ótimos que aconteceram e acontecem em nossa querida Várzea Alegre, um abraço.

    ResponderExcluir