Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


domingo, 3 de setembro de 2017

Tiririca, Doutor Honoris Causa -- por Armando Lopes Rafael

Nota explicativa:
Este artigo foi escrito e publicado em 2011, há exatos seis anos. Mas, depois que a URCA requentou esta semana  um título de "Doutor Honoris Causa" concedido a Lula  (logo após a eleição deste  para Presidente da República em 2002, e não antes da eleição como a URCA erroneamente informou), título concedido, mas  que de 2002 e até 2016 --  no auge da fama -- o agora indiciado em corrupção pela Lava Jato  nunca veio receber. Portanto,  o texto abaixo, publicado em 2011,  está mais atual do nunca. Por isso resolvei reeditá-lo. A conferir.

Tiririca também merece ser Doutor Honoris Causa

    "Foi sob protestos de um grupo de cerca de 100 estudantes, ligados ao Diretório Central da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no último dia 20, o título de Doutor Honoris Causa daquela instituição. Turminha ingrata!

    Foi a a sexta condecoração desse gênero recebida pelo ex-presidente. As outras foram concedidas pelas Universidades de Coimbra, em Portugal, Federal de Viçosa (UFV), de Pernambuco (UPE), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

    Durante a solenidade, um grupo de estudantes chegou ao prédio da reitoria da instituição para cobrar, entre outras melhorias, o aumento para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) o montante a ser obrigatoriamente investido em educação no País. Como não havia espaço no salão onde ocorria o evento, os estudantes tiveram de ficar do lado de fora – de onde gritaram palavras de ordem – até que o discurso do ex-presidente, que durou 30 minutos (sempre a mediocridade de sempre), fosse concluído.

     Depois, os manifestantes conseguiram entrar no salão, onde acompanharam o fim das homenagens a Lula e voltaram a gritar palavras de ordem.

     Agora será que Lula merece mesmo o título de Doutor Honoris Causa?
     Para mim isso é matéria de pouca importância. Se o Conselho Universitário,  que deu o título, acha que ele merece, então protestar para quê? Uma instituição será sempre o reflexo dos seus atos.
Mas, vá l:  Lula é, no mínimo, incoerente. Como alguém que se orgulha de não ter educação formal pode ser Doutor Honoris Causa?

      Como se pode laurear uma pessoa que apoiou ditaduras que violaram os direitos humanos? Lula chamou Kadafi de “meu irmão e meu líder”; viabilizou  financeiramente (usando dinheiro do BNDES) a ditadura da dinastia da família Castro em Cuba, a ditadura mais antiga e a mais sanguinária do mundo.

      Deu apoio a ditadura do Irã, que mata mulheres com apedrejamento. Apoiou presidentes do naipe de Hugo Chávez, Nicolás Madura e Evo Morales. Aliás, deste último -- o "cocaleiro" -- dizem que Lula se pelava de medo. A invasão das refinarias brasileiras na Bolívia estão aí para provar...
     Todos sabem que não concordo com muita coisa feita no governo de Lula, durante oito anos. Ele fez vista grossa para a corrupção que se alastrou na sua administração. Mentiu dizendo que não sabia de nada na roubalheira do “Mensalão”. Desmascarado, tudo fez para que as falcatruas do “Mensalão” não fossem apuradas. Pior: não só manteve muitos desses corruptos durante toda a sua administração, como ainda patrocinou-os a permanecerem no governo de dona Dilma. Mentiu para enganar os incautos. Disse que tinha pago a dívida externa. Na verdade, ela foi triplicada no governo Lula. Disse que o Brasil tornara-se autossuficiente na produção de petróleo. Hoje importamos mais do que em governos passados.

    Mas vá lá. Querem dar honraria a Lula? Podem dar.
   Enfim, seriam tantos fatos negativos do governo do “Cara” a comentar...

   No entanto, estão cometendo injustiça com outras pessoas que também merecem ser Doutor Honoris Causa. Uma delas é o deputado federal Tiririca. Ele teve a maior votação que um deputado federal já obteve no Brasil. Ele também não tem educação formal. É nordestino. Tem gente que não se conforma em ver nordestino de pouco estudo galgar cargos importantes que exigem preparo para o exercício, não é mesmo "Doutor Lula"?

    São uns preconceituosos. Ou invejosos mesmos! Tiririca também não sabe falar inglês, nem francês. Só arranha (e mal) o português. Diz “menas” ao invés de menos. Trabalhou em profissões humildes, antes de viver na mordomia da classe política. Era palhaço. Hoje é deputado por São Paulo, um estado que tem o PIB maior do que o da Argentina. Merece ser doutor.

      Corrijamos a injustiça. Atenção universidades públicas: Tiririca Doutor Honoris Causa já!
      Ele merece..."

Um comentário:

  1. Prezado Armando - Uma das maiores vergonhas que assistir no Brasil foi a tropa de Reitores das Universidades Federais chegando em Brasilia para apoiar Dilma Roussef. Que interesses existiam por trás sabemos. Pessoais apenas. Nada de pensar no país.

    ResponderExcluir