Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

JANELAS DO CARATER - Por Edmilson Alves

A vida é uma viagem de mistérios para se viver passo a passo. De preferência, dividindo-a em ciclos de um minuto e saboreei vivê-lo, um de cada vez. Esse tempo, de cada minuto, deverá ser eternizado na memória do existir, com alegria, agindo com atitudes de boa fé, executando o viver com prudência nas palavras, nos gestos e sentimentos, preservando a ética, o amor e a generosidade. Utilize com sabedoria cada minuto, isento da ansiedade com o momento seguinte. Use a criatividade e reinvente-se, seja agradável e menos perfeccionista. Seja menos intransigente com você e com os outros. Valorize cada segundo, eternizando-o em sua vida. Amplie seu potencial, reciclado o que já sebe, aprenda novos saberes e novas profissões. Desconstrua conhecimentos e hábitos obsoletos, sem utilidade que são um lixo, em sua vida. 

Abra a janela da consciência e deixe a alma arejar-se! Só o conhecimento amplia seu patrimônio vivencial e o autoconhecimento ilumina a consciência ampliando o discernimento do que é justo bom e certo. Deixe a luz inundar tudo, apagando as marcas das decepções, das tristezas, das derrotas e da mania de sofrer por sofrer! Acima de tudo, permita que o Sol derreta o gelo da solidão para penetrar iluminação suficiente, tornando-lhe mais tolerante, mais afetivo. Tolerante e afetivo com você, com os outros e com a vida. Sua intransigência e mania de perfeccionismo é uma doença que necessita de cura. Ilumine as janelinhas dos olhos e ame a pessoa que o espelho reflete todas as manhãs, ou seja, você mesmo. Escancare a janela dos desejos. Amar é desejar. Deseje tudo de bom que a vida se predispõe a lhe oferecer. Esbanje sonhos, ninguém sonha em vão e favorece a arte de viver. Quem não sonha envelhece antecipadamente e sem objetivos, aguarda a vez na fila da morte. 

Desenhe um horizonte além da sua janela, veja além das ondas gravitacionais que, na mais elevada crista, encontrará Deus. O Cristo cósmico também lá está, espargindo amor, tocando o coração e a consciência dos homens bons. Abra a janela da vida e fortaleça o seu caráter, exaurindo rancores. Não fale mal de ninguém, principalmente quando esse alguém estiver ausente e não pode se defender. Ter caráter é ser leal. É ser cidadão. É ser ético. Fortaleça seus valores e não apequene sua individualidade. Se transforme em “gente que é gente”, aplacando seus impulsos reptilianos. Viva com a espontaneidade de uma criança. Debruce-se na janela e aprecie a natureza. O Sol nasce todas as manhãs para refletir luz, calor e vida. Olhe a vida através da luz que ilumina sua janela. Viva fortalecendo o seu caráter, irradie a afetividade e o a solidariedade com quem carece de ajuda.

Um comentário:

  1. Minha avó dizia - A mãe que leva o filho a igreja não vai buscá-lo na cadeia.

    ResponderExcluir