Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

O que foi o Brasil sob a Monarquia, e o que tem sido sob a República - Armando Lopes Rafael - 2ª parte.


A monarquia brasileira foi o período áureo na nossa história

 
Residência de verão da Família Imperial Brasileira, na cidade de Petrópolis (RJ)
 
 
 
     O atual Chefe da Casa Imperial Brasileira, Príncipe Dom Luiz de Orleans de Bragança, sintetizou – em 1989 – muito bem o que foi o vasto e grandioso Império do Brasil. Disse ele. “Cem anos já se passaram, e os contrastes entre o Brasil atual e o Brasil Império só têm crescido. No tempo do Império, havia estabilidade política, administrativa e econômica; havia honestidade e seriedade em todos os órgãos da administração pública e em todas as camadas da população; havia credibilidade do País no exterior; havia dignidade, havia segurança, havia fartura, havia harmonia”. 

   O Império Brasileiro era tão democrático, estável e respeitoso para com os seus cidadãos que o Presidente da Venezuela, em 1889, Rojas Paul, ao saber do golpe militar de 15 de novembro de 1889, no Brasil, declarou: “Foi-se a única República do Hemisfério Sul.”

   Nos reinados de Dom Pedro I e de Dom Pedro II, o Brasil passou por um grande surto de progresso. Tivemos, sob a monarquia, uma inflação média anual de apenas 1,58%. A título de ilustração, transcrevemos o que publicou o jornal “O Globo”, edição  de 14.11.2011 (sob a manchete: “O país que domou a inflação de 13,3 trilhões por cento”):  “13 trilhões e 342 bilhões por cento (13.342.346.717.617,70%) foi a inflação acumulada nos 15 anos que antecederam o Plano Real, em 1994” (grifo nosso). No tempo do Império, o Brasil tinha uma moeda estável e forte (o “Real”) que correspondia a 0,9 (nove décimos) de grama de ouro, e era equivalente ao dólar e à libra esterlina. Em 130 anos, sob a República, o Brasil teve 9 moedas, algumas que não duraram nem 1 ano de existência. Fato inédito na história dos povos. Aliás, numa dessas mudanças, o “Real” voltou a ser o nome de nossa moeda, a partir de  1994.

     No período monárquico, o nosso Parlamento era comparado com o da Inglaterra. E a diplomacia brasileira era uma das mais importantes do mundo de então. Diversas vezes, o Imperador Dom Pedro II foi chamado para ser o árbitro de questões envolvendo a Itália, França e Alemanha.

     Sob a monarquia, o Brasil possuía a segunda Marinha de Guerra do mundo.  E foi  o  primeiro país do continente americano a implantar a novidade dos Correios e Telégrafos. O Brasil monárquico foi o segundo país do globo a ter o selo postal.

4 comentários:

  1. Enquanto os monarcas preparam sucessores os presidentes da republica preparam herdeiros e transformam o governo num negócio sujo, seboso e nocivo ao povo.

    ResponderExcluir
  2. Você quer ter uma ideia da diferença da Monarquia para República leia um pouco sobre Dom Pedro II, o caráter, a honradez, os bons costumes, os amigos.

    Você não vai encontrar filhos bandidos, não vai encontrar Queiros depositando dinheiro na conta da esposa, não vai encontrar mentiras, traição, covardia.

    Vai encontrar um homem acima de tudo humano, que respeitava o sentimento, a dor e os problemas do povo brasileiro.

    Um homem sábio, que se entendia com os povos e países, humilde que conhecia o seu valor e do seu país, diferentemente do louco que ocupa temporariamente o puder, eleito pela desventura de um povo desesperado que desejava tirar do comando um bandido condenado e preso, qualquer coisa que viesse era preferível. Deu no que deu.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o azar da republica e de seus presidentes é ter existido a monarquia, é ter existido Dom Pedro II para provar que é possível ser honesto, correto, ter honra e ser amado pelo povo.

    ResponderExcluir
  4. No caso do Brasil, a Monarquia foi representada por uma família honrada e estudiosa. Após passar para a República, os poderes executivo, legislativo e judiciário vêm sendo comandados por aventureiros, que pensam apenas em se locupletar e amparar grupos de amigos...

    ResponderExcluir