Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Petra Costa está para Leni Riefenstahl como Lula para Churchill - Por AUGUSTO NUNES


Não existe a verdade de cada um. Existe a verdade factual, que é o contrário da mentira. Se o resgate de um período histórico deforma os fatos para ajustá-los à miopia ideológica do autor, vira peça de propaganda. Chamar de “documentário” a fantasia de Petra é coisa de vigarista.

Infinitamente mais talentosa que Petra Costa, a alemã Leni Riefenstahl esbanjou competência na sequência de filmes concebida para exaltar a era nazista e louvar a superioridade da raça ariana. Os mesmos jornalistas que agora concedem a Petra o direito de mentir compulsivamente sempre viram nos filmes de Leni o que eles eram: peças de propaganda esteticamente admiráveis, mas tão verdadeiras quanto as discurseiras de Goebbels.

Em "O Triunfo da Verdade", Leni mostrou com singular criatividade como se induz uma nação a enxergar uma linhagem de semideuses no bando de assassinos patológicos. Com "Democracia em Vertigem", uma longa e selvagem sessão de tortura dos fatos, Petra conseguiu tapear os organizadores do Oscar. A diretora predileta de Dilma está para Leni como Lula para Winston Churchill.

3 comentários:

  1. O jornalista disse que Democracia em Vertigem é uma "propaganda enganosa" e que uma eventual vitória representaria a derrota do cinema

    Cineasta Petra Costa no tapete vermelho do Oscar 2020.

    O jornalista Augusto Nunes, da revista Veja, foi às redes sociais na madrugada desta segunda-feira (10) para criticar a cineasta brasileira Petra Costa e comemorar que “Democracia em Vertigem” não ganhou como melhor documentário no Oscar deste ano.

    Nunes disse que o filme de Petra é uma “propaganda enganosa” e que uma eventual vitória representaria a derrota do cinema. “Se o Oscar de melhor documentário tivesse premiado uma peça de propaganda enganosa que adultera um capítulo recente da História do Brasil, o cinema e a verdade seriam os grandes derrotados”, escreveu o jornalista.

    ResponderExcluir
  2. Lula encantou e enganou os pobres com um discurso mentiroso, piedoso e chorão. Corrompeu os ricos com dinheiro publico. Hoje o discurso perdeu a validade, e os afagos que os ricos tentam fazer serve apenas de deboche e choro de quem foi desmamado das tetas do Governo. Petra Costa, Construtora corrupta Andrade Gutierez.

    ResponderExcluir
  3. O Oscar foi dado como certo antecipadamente.
    Deu zebra.
    Dilma tem razão: foi outro "golpe"!

    ResponderExcluir