Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 30 de julho de 2022

O Canadá é uma monarquia constitucional, sendo que a atual monarca reinante é a Rainha Elizabeth II - Postagem do Antônio Morais.


Rainha Elizabeth II em 1946 aos 16 anos.

Nos termos da Constituição, a Rainha é a Chefe de Estado, sendo representada no Canadá pelo Governador Geral do Canadá, nomeado pela Monarca sob proposta do Primeiro-ministro.
O governador geral é o responsável por nomear os vice-governadores, representantes em cada um dos territórios do país.

O Canadá vive sob a monarquia desde que o país era colônia da França e da Inglaterra. A forma de governo atual garante que a rainha seja a responsável por “reger, mas não governar” o país.

Na teoria, a rainha do Canadá é a responsável pelas prerrogativas reais, que englobam questões como declarar guerras e celebração de paz, convocar ou dissolver o Parlamento e sancionar projetos de lei. Na prática, ela tem o direito de ser consultada pelo primeiro-ministro, de encorajar medidas do governo e também de alertar sobre situações que não concorde.
Antigamente, a realeza tinha muitos poderes sobre o Reino Unido e todos os territórios que governa. No entanto, a Carta Magna de 1215 freou o absolutismo monarca, distribuindo o poder dentro dos países.

Hoje, a rainha tem papeis legais e práticos, mas não políticos. Assim como no Brasil, o Canadá também tem um governo federal, estadual e municipal.

4 comentários:

  1. Se você tem duvidas e não conhece as diferenças entre Monarquia e Republica levante os países que vivem sob os dois regimes e veja a diferença dos povos : educação, saúde, ordem, bons costumes, decência, honradez, moral, democracia e qualidade de vida. Modelos essenciais para uma convivência moderna e civilizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por mais leigo que sejamos todos nós sabemos que se escolhe o melhor comparando. Compare os paises governados pelo regime monárquico com as repúblicas espalhadas pelo mundo. Você verá a grande diferença.

      Excluir
  2. Morais: muito interessante esta postagem. Pelo segundo ano consecutivo, o Canadá é considerado o melhor país do mundo no quesito qualidade de vida. A afirmação é do estudo que acaba de ser divulgado pelo U.S News em parceria com Y&R’s BAV e Wharton, o qual analisou 80 nações e levou em consideração a opinião de mais de 21 mil pessoas ao redor do mundo. No ranking geral, o país norte-americano figura em segundo lugar, ficando atrás apenas da Suíça.
    Gostaria de acrescentar uma informação que me foi prestada por um amigo (ele é engenheiro) residente em Juazeiro do Norte que morou uma temporada no Canadá. Segundo ele, as grandes cidades canadenses são relativamente seguras. O sistema educacional e de saúde daquela nação é excelente. O país tem uma natureza bonita (não tanto como o Brasil) mas é sempre verde (exceto no inverno). As cidades dispõem de grandes parques públicos, de bibliotecas interligadas eletronicamente, e muitas praias de lagos, bastante frequentadas no verão. Não tem miséria. E a Rainha Elizabeth é figura queridíssima para os canadenses. Bom lembrar que o território do Canadá é maior do que o do Brasil. Monarquia é isso.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Armando Rafael. Veja a data em que a constituição foi alterada 1.215. No Brasil toda semana mudam as leis de acordo com a conveniência de quem está no puder, e, o pior o ministros do STF cada um tem sua constituição. Uma das grandes vantagens da Monarquia é o império da lei. A republiqueta de Deodoro da Fonseca é um desastre. Tenho duvidas de qual o real interesse do Deodoro quando a proclamou.

    ResponderExcluir