Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Colégio Diocesano do Crato - Por Pedrinho Sanharol.

Aberto em 27 de Março de 1927, inicialmente chamado de Ginásio do Crato, o Colégio Diocesano se tornou referência no interior, numa época em que muitas pessoas deixavam o Cariri para estudar em Recife,PE. 

No inicio a instituição só educava garotos – até adotar o ensino misto. Seu primeiro diretor foi o padre Francisco Pita, depois passou a ser administrado pelo monsenhor Joviniano Barreto, padre David Moreira e o monsenhor Montenegro, este último, passou 52 anos na direção da escola.

Ali, foram formadas diversas pessoas ilustres, como educadores, embaixadores, militares, sacerdotes e políticos. ”Só não formou presidente da República”, resume o memorialista e jornalista Huberto Cabral. 

Entre as personalidades, estão ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, o ex-governador do Ceará, Adauto Bezerra, o ex-governador do Piauí, Helvídio Nunes de Barros, o ex-governador de Alagoas, Muniz Falcão, e os ex-ministros João Gonçalves de Sousa e Humberto Barreto.

Atualmente, o Colégio só abriga o Ensino Fundamental. Os familiares de estudantes acreditam que o ano letivo de 2020 já não acontecerá. 

Eles também denunciam que, na última vez que houve manutenção no prédio, para revitalizar a pintura das paredes, o custo saiu do bolso de pais e professores.

7 comentários:

  1. Uma das glórias do passado reduzido a nada.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ver como era o diocesano de antes boas lembranças 🎁

    ResponderExcluir
  3. Colégio Maravilhoso ,eu trabalhei a convite de Mons Montenegro,com ensino Religioso 😉

    ResponderExcluir
  4. Não tive a honra de estudar neste famoso colégio

    ResponderExcluir