Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

ODE AO DRIBLE - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

"Podem me prender. Podem me bater. Podem, até deixar-me sem comer. Que eu não mudo de opinião”. São versos de Zé Kéti, na música "Opinião", que uso para dizer que o drible é o ato mais importante do futebol.

Não adianta me dizerem que o passe é mais importante. Na minha visão, é o drible e papo encerrado.

Volto ao tema, quando vejo Erick Pulga, do Ceará, executar vários dribles sobre os marcadores e fazer um golaço na vitória do Ceará sobre o Atlético. 

É prazeroso ver, num drible, Moisés, do Fortaleza, deixar o goleiro do Barbalha sentado no chão e assinalar o gol, com a meta vazia.

O drible desconcertante é chave para abrir esquemas defensivos fechados.

Vejam o que nomes geniais dizem sobre o drible no País de Garrincha, o driblador-mor.

"Brasileiro, adorando driblar, espuma de ódio quando é driblado". Paulo Mendes Campos.

"O drible de corpo é quando o corpo tem presença de espírito". Chico Buarque.

"A arte do drible é dizer que sim e executar o não".  Ignácio de Loiola Brandão.

"Todos os os jogadores são marcáveis. Menos Mané Garrincha. Mané em dia de Mané, só com um revólver"

Nilton Santos.

"Garrincha não era de carne e osso. Se o Mané fazia uma coisa em campo, no replay fazia outra". Nei Conceição.

"Driblar qualquer jogador do Mundo pode. Mas, até parece que só o brasileiro detém os segredos do drible". Ruy Castro.

O passe é a razão. O drible é a intuição. Um vem do cérebro. 

O outro do coração.

Viva o dribe.

Um comentário:

  1. Quem é da minha geração ou torce Santos ou Botafogo. Todos se dividiam, torciam Santos em São Paulo e Botafogo no Rio de Janeiro. Dava gosto ouvir pelo rádio - Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe ou Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagalo.
    Cada partida uma chuva de gols.

    ResponderExcluir