Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 27 de abril de 2023

015 - Precioosidades antigas de Várzea-Alegre - Por Antônio Morais


Foto Vicente Cesário e  os filhos.

Se houve crime ambiental está prescrito. Por essa razão  passo a contar  a história de  uma caçada dos amigos Vicente Cesário e Raimundo Teixeira em Várzea-Alegre.

Meio de transporte um jeep, mantimentos dois litros de conhaque, ferramentas duas espingardas e farta munição. Local sitio Salão, e  vamos juntar rolinhas, caxexas, caldo de feijão  e fogo pagou.

Retornando a  barbearia, bateram o centro com uma cerveja  bem gelada e, o Vicente Cesário, depois de fazer uma bela de uma farofa tirou  uma rolinha torrada, deu uma mordida  na titela, saboreou  e  lascou : Quem fez essa rolinha não experimentou antes de fazer. Se tivesse experimentado teria feito do tamanho  de um urubu.



4 comentários:

  1. Vicente Cesário, eterna lenda do humor e da graça de Várzea-Alegre. Resgatar sua memória é obrigação de cada varzealegrense que ama sua cidade e sua historia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda muito jovem gostava de frequentar o comércio do Vicente Cesário. Lá era barbearia, "quarto de jogo", Bar e etc. Quando ele terminava de cortar meu cabelo, já vinha com uma cerveja estupidamente gelada e dizia; Vamo no boga duma?!

      Excluir
  2. Lembro dele e de suas histórias. Um humor leve que levitou no tempo. O resgate do historiador e memorialista Antônio Morais nos leva a refletir sobre coisas agradáveis.

    ResponderExcluir
  3. Além da barbearia,havia a alfaiataria que foi de Mestre Joel Martins,o quarto de jogo nos fundos,banheiro de aluguel,caixa de engraxar sapatos e,sinuca.Era um verdadeiro shopping!Grande Mestre Vicente Cesário!Tony Almeida!

    ResponderExcluir