Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Recorda Nanum - Por Antônio Morais

Esta música vai levar o Mundim do Vale de volta a um sábado qualquer da década de 1960 em Várzea-Alegre. Oito horas da manha, depois do café, tomava chegada do Bar de Zé de Zuza, marcava o tempo no velho relógio da parede e começava uma partida de sinuca: talvez com o Balá, o Zé Bezerra, o Ze Gatinha, o Pundurú ou quem sabe Nego Rui. 

Dez horas, o Valdefrance entrava no ar com sua amplificadora tocando "Coração de Papel" e anunciando para a noitinha o filme do dia. Antes de voltar para o almoço, passava no Bar do Nego de Aninha e tomava uma gelada com um tira gosto de carne assada no espeto por Sôta. 

Depois do meio dia dormia um pouco, que ninguém é de ferro, a noitinha depois do cinema ia ao Creva, desta feita ouvir musicas e dançar ao som do Pedro Bezerra Souza. 

Lá pelas quatro da madrugada tomava uma canja de galinha no café do Pereirinha para recuperar as energias. No domingo pela manhã, já estava pronto para participar no picnic no Sanharol, à tarde o jogo no Juremal e e a noite o reisado do Roçado Dentro.


2 comentários:

  1. Eita Mundim.

    Desta vez fui longe. O tempo é perverso. Quantos destes amigos já não se encontram entre nós! Pedimos a Deus por eles e agradecemos por está contando a historia.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Morais, era por aí mesmo meu fim de semana.
    A minha saudade maior de tudo que você falou é dos reizados, onde eu comecei a assistir ainda com quatro anos.
    eu me assustava quando aparecia
    o cavalo marinho e chorava um pouco
    mais era só até Antonito trazer o ovo da pinta, que era sempre uma manga rosa ou um coco.
    Abraço.
    Mundim

    ResponderExcluir