Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 18 de setembro de 2025

O encontro do Padre Cícero com o Papa Leão XIII

 

    As anotações abaixo foram feitas pelo Padre Cícero no seu Breviário (um livro que os sacerdotes rezavam diariamente, costume que perdurou até o Concilio Vaticano II):

“Hoje 6 de outubro de 1898, ao meio-dia, dia de São Bruno, tive Audiência com o Santo Padre; fui apresentado por Monsenhor Cagiano de Azevedo e falei ao Santo Padre e lhe ofereci um rosário de ouro da Santíssima Virgem e ele benzeu dois crucifixos que intenciono dar ao meu Bispo, o Senhor Dom Joaquim, e outro ao Senhor Bispo de Olinda, Dom Manoel. Fui para o Vaticano com o Padre Vicenzo Buccori, canônico, e João David. Roma, 6 de outubro de 1898. (Assinado): Padre Cícero Romão Batista”

***   ***   ***

   Padre Cícero chegou a chorar de alegria ao ser comunicado sobre sua absolvição em 6 de outubro de 1898. Durante o encontro com o Papa Leão XIII, o Padre Cícero conseguiu a absolvição da Igreja pra sua pessoa, mas, ao retornar ao Ceará, o Bispo de Fortaleza, não reconheceu esse perdão e a decisão do Papa não valeu..

    A escritora Amália Xavier de Oliveira escreveu este episódio no seu livro “O Padre Cícero que eu conheci”, no “Capítulo 9:, O Padre Cícero em Roma”. Este Breviário ainda existe e está na posse das filhas do Coronel Humberto Bezerra, residentes em Fortaleza.

(Postado por Armando Lopes Rafael)


Um comentário:

  1. Todo devoto do Padre Cícero precisa ler esse seu texto. Completo de verdades, sobre a historia de um religioso virtuoso cujo vida foi denegrida indevidamente por interesses mesquinhos por gente que nem conhecia os seus verdadeiros valores.
    Parabens pelas pesquisas e por disseminar tão importante fatos com o povo.

    ResponderExcluir