Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quarta-feira, 2 de julho de 2025

MERCADO LITERÁRIO VARZEALEGRENSE - Antonio Gonçalo de Sousa.

Éramos três amantes das artes, depois seis, nove, e agora onze, a participarem do evento Mercado Literário Varzealegrense, 1ª edição/2025: Antônio Gonçalo de Souza, Antônio Cyrle Correia Máximo, Victor Bruno Fernandes Siebra, Dagoberto Diniz Souza, José Gonçalves de Souza, José Sávio Pinheiro, Liduina de Sousa, Maria Linda Lemos Bezerra, Francisco Marco Filho, Paulo Sérgio Viana Bezerra e Washington Pinheiro.  

A apresentação musical ficará a cargo de Antônio José de Sousa (Pelé), violeiros Expedito Pinheiro e Aldir Lemos. Teremos também trabalhos manuais (confecção de roupas para bonecas), da artesã Rita Cardoso da Silva Sousa (Bida).

A ideia é incentivar a participação dos artífices varzealegrenses que, a cada dia, vêm mostrando ações  artístico-cultural  bastante   expressivas.  Conforme   informações da idealizadora do Projeto Linda Lemos, em Várzea Alegre existem 78 escritores com obras publicadas. De acordo com o professor Dagoberto Diniz existem mais de 100, entretanto, nem todos com livros publicados até o presente momento. “A escritora, Linda Lemos, juntamente com outros conterrâneos escritores, vislumbraram a possibilidade da realização de um evento para representar esse importante legado, surgindo assim a idéia da realização do Mercado Literário", diz Antônio Gonçalo.

O encontro acontecerá em Várzea Alegre, dia 11 de julho de 2025, às 19h, no terceiro piso do Mercado Público Josué Alves Diniz, construído em 1966, na gestão do prefeito que dá nome ao estabelecimento, restaurado e entregue à população em 17 de julho de 2024, na gestão do prefeito José Helder Máximo.  O Mercado está dividido em três pisos. No primeiro ficam os boxes para a comercialização de carnes e hortifruti. Logo acima, no segundo, espaço reservado para as bancas que ficavam ao redor do antigo mercado e revendiam diversos produtos. No terceiro  andar,  por   fim,  uma  praça  de  alimentação   para   uso  da  população,  onde acontecerá o evento.

O   grupo supracitado teve   a   idéia de participar dessa   importante ação de preservação   do nosso patrimônio  cultural,  com  o  evento  Mercado  Literário, que constitui um dos momentos mais significativos da agenda dos   escritores varzealegrenses, reunindo Arte Literária, Musical e Manual, com a missão de estimular o intercâmbio cultural entre conterrâneos, ampliar espaços de representação e promover o diálogo entre diferentes gerações que se dedicam às artes, em todas as suas formas de expressão.

Em Várzea  Alegre,  há  muito  a  preservar.  A  cultura  é   nossa riqueza: forte motivação para preservação e valorização das manifestações culturais que simbolizam a ação do homem na construção do tempo e sua participação na vida comunitária, com ritos  e  símbolos. Que  a  gestão  publica  determine  uma  política   de  preservação do patrimônio material e imaterial  do  município,  para  que  se preserve  o  mínimo da identidade do nosso povo. 

A preservação e proteção do patrimônio cultural não se restringem apenas a monumentos magníficos, com valor histórico, mas também aos valores   configurados  pelas paisagens,   particularidades regionais e   geográficas, ambientes urbanos e rurais, bem como traços da manifestação cultural, modos de vida, expressões de arte popular, saberes e fazeres, aspirações, símbolos e mitos, enfim, tudo que reforça a identidade cultural de um povo. 

As ações de preservação e valorização implicam em medidas de tombamento, pelo reconhecimento do bem material, de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e/ou simbólico para a comunidade, protegendo-o da descaracterização ou destruição, conforme legislação específica.

Entre os destaques da programação do Mercado LITERARIO, lançamento coletivo de livros, debates e atividades de integração entre gerações, consolidando assim a continuidade do evento Mercado Literário Varzealegrense nós anos que seguem.

Maria Linda Lemos Bezerra

Em 26.06.2025.

2 comentários:

  1. Parabéns pela a idealização do evento. Parabéns aos escritores. Parabéns a Dra Linda Lemos, defensora incansável da cultura de Várzea-Alegre e do Ceará. Deus abençoe a todos e a todas. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Criatividade prodigiosa. Mercado Literário.

    ResponderExcluir