Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


terça-feira, 8 de agosto de 2017

Menos balela e mais ação - Por Antônio Morais.

Várzea-Alegre, seus políticos e pessoas influentes devem, com urgência perder as vaidades, ilusões e fantasias  e cuidar melhor do município. Há bem pouco tempo cagavam goma e contavam vantagens: A cidade tinha o melhor carnaval  do interior do estado, dizia-se também que era boa, só longe, por um tempo se disseminou a ideia que a cidade era a mais alegre do Brasil, desta feita, a Rede Globo se encarregou de propalar a noticia.

Hoje, a cidade está contaminada pelos mesmos males  das demais comunidades brasileiras : Roubos, assaltos, assassinatos, tráfico de drogas e prostituição desregrada.


Mas, a pior de todas as faltas é a ausência de memória do povo, ninguém conhece a história nem procura conhecer. Ninguém sabe o que é reconhecimento ou ser grato. Há até um  blog denominado "Memoria Varzealegrense" que se eu tivesse acesso aos administradores aconselharia a sua desativação.

Eu mantenho o "Blog do Antônio Morais" nestes anos de existência são nove mil postagens. 80% delas sobre fatos, pessoas, politica e religião de Várzea-Alegre. Dos quinze mil seguidores do Blog apenas 334 são da cidade. 

Fiz uma postagem com a foto acima. Trata-se da escola da prestimosa professora Maria de Raimundo Pretinho no Sanharol. Identifica-se todos os alunos, seus familiares e descendentes. Certamente  são usuários da internet, tomaram conhecimento, porém, não houve um comentário como reconhecimento ou sentimento de gratidão.

Olhando as carinhas dos caras, encontra-se a prova do seu inicio escolar. A humildade que triunfa contrasta com o orgulho, arrogância e prepotência atuais que não levam a nada. 

Convém lembrar as dificuldades  da professora para manter essa escola no seu tempo, e, os sacrifícios dos pais para oferecer aos seus filhos  o beneficio.

Lembrem-se : orgulho, prepotência,  arrogância, títulos, anéis tem o mesmo fim :  Debaixo de uma pedra fria com os indefectíveis dizeres : Aqui Jaz. 

3 comentários:


  1. Identificação - Em pé por trás : Vicente de Nênen Cesário, Edivar Fiúza, Geralda de Raimundo Teté, Geralda de Antonio de Gonçalo, Professora Maria de Raimundo Pretinho, Geraldino de Expedito Beca, um irmão e uma irmã.

    Na frente : Chagas de João Garrote, Tuíba, Antonio de Tóta, João de Cotinha, Luiz de Mundinho Gonçalo, Luiz de Cotinha, Lula de Raimundo Teté, José de Mundinho Gonçalo.

    ResponderExcluir
  2. Continuando a decifrar os componentes da foto:
    Em pé por trás : Vicente de Nênen Cesário, Edivar Fiúza, Geralda de Raimundo Teté, Geralda de Antonio de Gonçalo, Professora Maria de Raimundo Pretinho, Gonzada de Zunda e Geraldino de Expedito Beca e uma irmã (única que não relembro o nome);

    Na frente : Chagas de João Garrote, Tuíba, Antonio de Tóta, João de Cotinha, Luiz de Mundinho Gonçalo, Luiz de Cotinha, Lula de Raimundo Teté, José de Mundinho Gonçalo.

    Antônio Moraes, você tem razão em comentar sobre o pouco interesse dos conterrâneos, principalmente os jovens, que poderiam ter maior participação em diversos temas culturais, na leitura e, também, na política séria.

    ResponderExcluir
  3. Gonçalo - Obrigado. Com a identificação do Gonzaga de Zunda fica completa. Francisco José, filho da nobre professora disse que os que se abstêm de comentar é com vergonha, O que é pior. Vergonha da humildade?

    ResponderExcluir