Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


sábado, 1 de novembro de 2025

Lula é acusado de recuar no combate ao crime organizado - Por Diário do poder.

 


Críticas apontam que o governo federal teria evitado prestar apoio direto ao Rio durante megaoperação e busca ampliar controle sobre ações estaduais por meio de PEC da Segurança Pública

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta críticas quanto à condução da segurança pública e combate ao crime organizado à luz de recentes acontecimentos no estado do Rio de Janeiro. 

A vereadora Janaina Paschoal (PP-SP), em postagem na rede social X, acusou a administração federal de “não querer enfrentar o crime organizado”. 

Segundo Janaina, a proposta de emenda constitucional apresentada pelo Executivo (a PEC 18/2025, chamada de “PEC da Segurança Pública”) daria à União controle direto sobre operações estaduais, configurando, em sua visão, um impedimento para os estados agirem por conta própria.

A parlamentar afirma ainda que o governo federal teria recusado pedidos de apoio logístico ao estado do Rio de Janeiro em meio à mais letal operação policial da história local, em que foram registradas ao menos 119 mortes, entre elas quatro policiais. 

O estado fluminense aponta que pediu veículos blindados às Forças Federais e teve o pedido negado. 

Segundo o governador Cláudio Castro (PL-RJ), o motivo apresentado pelo governo federal teria sido a falta de base legal para a utilização desses blindados, e uma alegação de que o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) não teria sido decretado.

Por outro lado, o governo federal defende que a PEC tem o objetivo de integrar e fortalecer as ações de segurança em todo País, atribuindo à União a competência para estabelecer plano nacional de segurança pública, coordenar ações interestaduais e dar maior estabilidade orçamentária aos fundos da área. 

Apesar desse argumento oficial, o episódio evidencia uma tensão no pacto federativo da segurança pública: se os estados acusam demora ou falta de cooperação federal, o governo central pode parecer reticente em assumir protagonismo efetivo no enfrentamento direto de facções criminosas que atuam dentro das unidades federativas.

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Ciro denuncia presença do CV em área petista no Ceará - Por Diário do Poder.

Em entrevista, ex-ministro afirma que há "uma ditadura corrupta no Ceará"

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes fez críticas à gestão atual do Ceará, classificando o estado como “uma ditadura corrupta” e alertando para o que chamou de “entranhamento das facções criminosas com a política no Ceará”. As declarações foram feitas durante uma entrevista concedida à Rádio Metropolitana FM 90,5 de Aracaju.

Ciro Gomes, que já foi um dos articuladores da estrutura política atual do estado, expressou seu desapontamento:

“Eu ajudei a montar essa estrutura que eles têm lá e eles viraram um monstro. Viraram um monstro. O Ceará virou uma ditadura corrupta em que a intrusão do poder no Judiciário, no Ministério Público, na imprensa, é uma coisa absolutamente constrangedora.”

O político não poupou detalhes ao citar a alegada influência de grupos criminosos, afirmando que “Há uma corrupção generalizada e o mais grave de tudo é o entranhamento das facções criminosas com a política no Ceará”. Como exemplo, ele mencionou o caso de um candidato eleitoral na cidade de Santa Quitéria, que foi cassado e preso por suposta ligação com o Comando Vermelho do Rio de Janeiro. Segundo Ciro, o candidato em questão se chama Braguinha.

Denúncia de Ligação com o PT em Icó

Um dos pontos centrais da denúncia de Ciro Gomes foi a afirmação de que lavagem de dinheiro organizada pelo Comando Vermelho (CV) ocorre na cidade de Icó (CE) por meio de uma farmácia ligada à prefeitura local. De acordo com o ex-governador, a administração municipal em questão é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e vinculada ao líder do governo, o deputado Zé Guimarães.

O caso envolvendo Icó, mencionado por Gomes, havia sido denunciado recentemente pelo político Capitão Wagner (União Brasil). Em uma transmissão ao vivo, Wagner divulgou documentos públicos que, segundo ele, demonstram que a Prefeitura de Icó mantém contratos de valores elevados com uma empresa que pertence a Ladislau Pereira da Silva Neto, conhecido como “Lau Neto”.

Relatórios de inteligência da Secretaria da Administração Penitenciária e do Ministério Público identificam Lau Neto como uma das principais lideranças do Comando Vermelho no Ceará.

Fotos divulgadas nas redes sociais mostram Ladislau Pereira da Silva Neto ao lado de membros do PT na região, incluindo a ex-prefeita de Icó, Laís Nunes, e a atual prefeita Aurineide Amaro de Sousa, ambas do Partido dos Trabalhadores.

INTOLERÂNCIA ENDÊMICA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

O torcedor, promovido pela mídia acha, agora, que tem o salvo conduto para expulsar quem ele desejar das arquibancadas do estádio.

Apoplética, uma torcedora do Fortaleza, no jogo do seu time contra o Flamengo, entendeu de "botar pra correr" um rapaz que estava com camisa de cor escura em meio a torcedores tricolores.

Segundo a moça, a cor da camisa o revelava como torcedor do rubro-negro.

Ela achou que com aquela decisão demonstraria maior amor ao Fortaleza.

Pronto. Era o que faltava para institucionalizar a intolerância nos estádios.

Doravante, é preciso saber com que roupa se vai para um jogo de futebol.

É lamentável que essa espiral de intolerância ainda seja justificada em nome da rivalidade e outras baboseiras.

Com isso, se tira daquilo que se chama torcida de futebol as suas reais proporções.

O.pior é que quando um incômodo como esse é deixado de lado desaprendemos a lidar com ele.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Uma garota de 10 anos - Por Antonio Morais

Os de Várzea-Alegre dizem que o causo se deu em Santana do Cariri, os de Santana dizem que foi em Várzea-Alegre, eu não digo nada, deixem-me fora. 

O certo é que numa cidadezinha do interior uma garota de 12 anos de idade tangia um rebanho de cabras. 

De passagem pela igreja o padre perguntou : Para onde você está levando essas cabras?

Estou levando para o cercado de seu Bernardino para cruzarem com o pai de chiqueiro dele!

Entendendo que aquilo poderia ser considerado exploração de trabalho infantil o padre perguntou : Você não acha que era melhor os seus irmãos fazerem isso?

A garota respondeu - Eles já fizeram, mas não dá cria, tem que ser com o bode mesmo.

O Tempo - Por Antonio Morais

Ah o tempo. Às vezes corre depressa quando não queremos. Às vezes é lento quando queremos que passe logo. 

Às vezes não reparamos que ele está passando. Às vezes só reparamos quando queremos revivê-lo.

Tome cuidado com a sua vida, talvez seja o único evangelho que as pessoas leiam.

Faça do seu silêncio o ponto final daquilo que não deve seguir adiante.

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

NA MEDIDA, MÁRIO FILHO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 

Escritor e jornalista, irmão mais velho de Nelson Rodrigues, foi quem inventou a imprensa esportiva. Formulou para si mesmo a pergunta: "Se o jogo é no domingo, por que não se começa a falar dele nos dias da semana?". Mário Filho dá nome ao Maracanã. 

O QUE NEYMAR FEZ PELO SANTOS ? 

Desde os 14 anos, Neymar já era tratado como uma mina de ouro pela família. Menos para o Santos. Quando foi vendido para o Barcelona, o Peixe, que o revelou, recebeu uma mixaria de comissão. O egoísta só pensa em si. Neymar é produto da sociedade exibicionista que vivemos. No velório de Cruyff, tempos atrás, compareceu com roupas inadequadas. De boné, mais parecia um funkeiro. Ou pagodeiro. Não é espelho. No Santos, tem sido mais visto assistindo os jogos do clube. 

SOFISTICADO

A linguagem do futebol foi sendo modificada para acompanhar os novos tempos. Contusão, agora, é "desconforto muscular". Time misto virou "alternativo". Bandeirinha foi promovido a "árbitro assistente". Passe para o gol é "assistência”. Pancada é "ação temerária". A coleção é maior. Vôte! 

FRASE. "O intelectual brasileiro não sabe bater um escanteio". José Lins do Rego.

Diario do Poder - Por Cláudio Humberto.


“Comando Vermelho”, que ontem (28) atacou as forças de segurança do Rio, gerando a morte de 60 pessoas, é certamente um dos legados mais relevantes das esquerdas para o Brasil de hoje. O “CV” foi criado no antigo presídio da Frei Caneca, na conivência de bandidos comuns com esquerdistas presos por assalto e sequestro. Aprendiz esperto, Bagulhão começou tudo. Sequestrador, assaltante e traficante, ele criou a “Falange Vermelha”, com lema lacrador e enganoso: “paz, justiça, liberdade”.

Aliança do mal

A esquerda articularia no presídio a aliança “política” de Bagulhão com outros dois facínoras, e a “Falange” deu lugar ao “Comando Vermelho”.

Reino do crime

Outro bandidaço criador do “CV”, o “Professor”, fazia pose de intelectual, era quem escrevia petições em favor do crime. Até publicou um livro.

Ganhando força

Adotaram noções de guerrilha e, como ensina a esquerda, com o tempo foram eliminando rivais e se infiltrando, por exemplo, no meio artístico.

terça-feira, 28 de outubro de 2025

Pensamento - Charles Chaplin

Ei! Sorria... Mas não se esconda atrás desse sorriso...Mostre aquilo que você é, sem medo.

Charles Chaplin.

Juscelino Kubitschek e a cidade de Crato - Por Armando Lopes Rafael.

    Sexta-feira, 19/07, à tarde tive o prazer de visitar – mais uma vez – dona Almina Arraes de Alencar Pinheiro, uma das pessoas mais estimadas na comunidade cratense. Prazer redobrado em conversar com o filho dela, Joaquim, que ali se encontrava, funcionário aposentado do Banco Central, residente em Recife, pessoa distinta, educada e equilibrada, como os demais filhos do casal César Pinheiro-Almina Arraes.

     Entre os assuntos que vieram à tona, falei sobre a figura humana do ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek. Joaquim disse-me que quando morava em Brasília estivera duas vezes com JK. E contou-me que sobre esses encontros escrevera uma postagem para o BLOG DO CRATO. Ponderei que não fora no Blog do Crato. Pois, se tivesse sido, eu então me lembraria. Pedi a Joaquim que me enviasse essa postagem quando ele localizasse.

      Na verdade, ele postou no BLOG CARIRICATURA e me enviou – hoje pela manhã –a postagem. Mesmo sem autorização do Joaquim reproduzo aqui, no BLOG DO CRATO, o escrito dele por julgar uma coisa interessantíssima.
Armando Lopes Rafael
21-07-2018.


"Juscelino Kubitschek - Por Joaquim Pinheiro

   Texto postado recentemente pela amiga Socorro Moreira fez aflorar da memória um episódio com JK e me encorajou contá-lo no Cariricaturas. Em 1975, eu trabalhava no protocolo da Gerência de Mercado de Capitais,  do Banco Central em Brasília,  quando avistei, na fila de atendimento, o Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, acompanhado por dois assessores. Na sua frente, umas 4 ou 5 pessoas, todas Office boys ou contínuos de instituições financeiras. Deixei meu birô e me dirigi até o ex-presidente JK, convidei-o a entrar e me ofereci para atendê-lo de imediato. Educadamente, recusou furar a fila, mesmo com os que estavam à sua frente insistindo em lhe ceder a vez. 

     Enquanto a fila andava, ficamos conversando. Perguntou de onde eu era, há quanto tempo estava em Brasília, e outras perguntas do gênero. Comentou que se lembrava do Crato, do aeroporto em cima da Serra do Araripe, do comício de 1955, da beleza do Vale do Cariri, etc. Contei-lhe que meu pai, eleitor de carteirinha da UDN, votou uma única vez no PSD e em JK, exatamente por conta deste comício.

     Comentei que Papai há muito procurava um LP que tivesse a música Peixe Vivo, tocada quando o então candidato chegava ao palanque. Juscelino perguntou o nome de papai, o que ele fazia e se ainda morava no Crato. Chegou sua vez, foi atendido (era apenas a entrega de um projeto), se despediu apertando a mão de todos os presentes e se retirou.

     Poucos dias depois, recebi um telefonema de uma Sra. identificando-se  como secretária do DENASA (Um banco de investimento que existia no Brasil, naquela época), no qual JK trabalhava,  e convidando-me  a ir até aquela instituição. Como ficava há menos de 100 metros  do meu local de trabalho, fui na mesma manhã. A Secretária me recebeu de forma muito simpática e pediu para aguardar um pouco, pois o “Presidente” queria falar comigo. Menos de 15 minutos depois, entrava na Sala principal da Instituição e recebia um LP autografado por ele e dedicado a meu pai. O disco hoje está comigo. Mando o oferecimento, escrito pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek  para vocês verem".

Carta aberta - Senador Pedro Simon.

Estou me dirigindo ao senhor - com cópia para todos os seus comparsas porque a idéia geral que o senhor tenta transmitir para o distinto idiota povo brasileiro é a de que o senhor é um político sério, honesto, patriota. 

Por isto, e só por isto, estou me dirigindo ao senhor diretamente. Mas poderia me dirigir também aos Senadores Arthur Virgílio, Heráclito Fortes, aos babacas Suplicy e Cafeteira, alguns outros que tentam vender para o idiota eleitor brasileiro uma ficha limpa acima de qualquer suspeita. 

A carreta carregada com toneladas de denúncias que o PT acaba de despachar sub-repticiamente para o distinto imbecil público brasileiro, por ordens do senhor Lula da Silva, estava carregada há décadas e transitando sem nota fiscal e na maior tranquilidade pela auto-estrada da imoralidade política brasileira. 

Sua Excrescência senador José Sarney vem fazendo, desse parlamento maior, uma banca de negociatas com o dinheiro público desde que ai chegou, assim como fez do palácio do Planalto um balcão de negócios escusos e imorais durante o tempo em que foi presidente da república desta republiqueta de bananas. 

Apesar de tudo, nenhum dos senhores que tentam iludir o distinto idiota público brasileiro se colocou contra este lamentável estado de putrefação em que sempre esteve mergulhado este prostíbulo chamado pomposamente de Senado da República. 

Sempre que uma crise - e são constantes as crises entre os senhores - surge, o senhor e alguns outros prestidigitadores vêm à público com cara de santa puta fingindo se colocar numa posição contrária ao estado permanente de imoralidade sem que esse maldito parlamento, que custa tão caro à nação, sempre esteve mergulhado. 

Ou será que os senhores senadores, que se auto denominam acima de qualquer suspeita, não sabiam que têm um plano de saúde imoral como este descrito abaixo, ou quanto ganha o seu motorista, a exemplo do senador José Sarney que não sabia que em sua conta era depositado o auxílio moradia, e de sua filhinha sem vergonha que utilizava um deles como seu mordomo com salário de R$ 12.000,00? 

Será que nenhum dos senhores que se dizem a fina flor da honestidade desse senado vagabundo sabia de toda esta coleção de falcatruas, agora vinda à público graças a um gesto de vingança do PT, por ordem de quem já disse acima? Se não sabiam são todos idiotas. Se sabiam são todos cúmplices dos mesmos crimes. 

Eu prefiro acreditar na segunda hipótese. Agora vejam com que cara os senhores vão ficar quando os mais bem informados sabem que toda esta campanha para desmoralizar o senado da república de bananas não é obra da mídia, como quer fazer crer o senador Sarney, e sim, da víbora que os senhores não tiveram condições morais de eliminar do cenário político brasileiro, quando do episódiodo escândalo do mensalão. 

A víbora chama-se PT-Partido dos Trabalhadores, cujo chefe, o senhor Lula da Silva, sabe até a composição química das fezes que os senhores cagam. Vejam só: um primata semi-analfabeto encurralou todos vocês como se fossem criancinhas assustadas. Eu pergunto só por curiosidade: por que os senhores não levaram a sério a CPI dos cartões corporativos, já que o festival de falcatruas ali existente é muito pior do que o que os senhores promovem no senado? 

Por que não conseguem instalar a CPI da Petrobrás, quando se sabe que esta empresa está colocada à serviço e a benefício da quadrilha que dela se apossou com fins criminosos? Será porque firmaram um pacto de silêncio, uma omertá à la máfia siciliana? 

Se é isto, acho que está na hora de lavar a roupa suja em público, já que o PT, por ordem do chefe, violou a omertá. Ou os senhores não sabem disso? É muito triste para mim, um cidadão brasileiro de 66 anos de idade, ter que se dirigir aos senadores da república da sua pátria em termos que, aos arrogantes e prepotentes, podem ser considerados ofensivos. 

Mas não são. Apenas utilizei os termos apropriados para me dirigir, como sempre o fiz, a homens sem caráter e sem noção de decência e do cumprimento de uma missão. Os senhores senadores e senhoras senadoras deveriam ter vergonha de si próprios.

domingo, 26 de outubro de 2025

Lula defende traficantes no país que os fuzila - Diário do poder, Claudio Humberto.



Presidente Lula tratou traficantes como vítimas em entrevista na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em Jacarta.

Em seu melhor estilo ‘sem noção’, Lula fez declaração condescendente com traficantes de drogas, considerando-os “vítimas dos usuários”, durante coletiva na Indonésia, país que mantém uma das legislações antidrogas mais severas do mundo. A lei local prevê pena de morte por fuzilamento para tráfico, produção, importação ou exportação de drogas. Com base nessa legislação, dois brasileiros já foram condenados e executados, e um terceiro enfrenta atualmente o risco de pena capital.

Tolerância zero

Naquele país, desrespeitado pelas declarações do presidente brasileiro, “tolerância zero” contra drogas é aplicável a indonésios e estrangeiros.

Primeiro brasileiro

Marco Archer Cardoso Moreira, preso no aeroporto de Jacarta com 13,4kg de cocaína em asa-delta, foi fuzilado em 18 de janeiro de 2015.

Outro fuzilamento

Rodrigo Muxfeldt Gularte, preso com 6kg de cocaína em pranchas de surfe, teve pedidos de clemência negados e foi fuzilado em abril de 2015.

Caso por concluir

Preso em 13 de julho no aeroporto de Bali com 3kg de cocaína, Yuri Bezerra da Costa, do DF, está sujeito a fuzilamento ou prisão perpétua.

sábado, 25 de outubro de 2025

O VALOR ESTÉTICO DO JOGO - Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Sim, vejo o futebol como uma obra de arte. 

Respeito àqueles que preferem o fervor da disputa, o envolvimento.

Não posso gostar, quando o jogo é cheio de certos rigores táticos.

Me irrita o excesso de passes laterais, bolas atrasadas para o goleiro, faltas contínuas, passes a esmo, chuveirinhos em excesso, etc, etc e etc.

Me interessa mais o lado estético do jogo. A jogada que nos arranca da poltrona.

Como digo sempre: aprecio o corpo humano, fazendo coisas difíceis e maravilhosas.

Perceber que, mesmo no futebol coletivo, é possível ver inteligência e beleza.

Que maravilha o toque e os passes trocados para os dois primeiros gols do Brasil contra a Coreia. 

Ah, eu gosto disso e não concordo que o futebol seja um esporte jogado por bárbaros.

De jeito nenhum.

*TÁ DIFÍCIL*

Se há no futebol brasileiro um equilíbrio entre as equipes, isso se dá pela mediocridade e não pela qualidade.

Difícil encontrar jogadores com futebol acima da média. 

Em muitos jogos, não dá para distinguir quem é o médio e o grande.

E, para aumentar a confusão, o desprezo pelas cores e uniformes tradicionais que dificultam reconhecer times à primeira vista.

*FRASE*

"O futebol é uma caixa forte de surpresas".

Agamenon Mendes Pedreira.

Editorial de Jeff Bezos, dono do Washington Post, é lição à imprensa brasileira - O Antagonista.

Queda de confiança da população na mídia levou bilionário a reconhecer problemas e resistir a pressões por endosso eleitoral.

Jeff Bezos, dono do jornal americano The Washington Post, que se recusou a endossar uma candidatura presidencial, publicou o editorial “A dura verdade: os americanos não confiam na mídia”.

O bilionário fundador da Amazon e da Blue Origin precisa ensinar empresários da comunicação brasileiros a fazerem autocrítica:

A maioria das pessoas acredita que a mídia é tendenciosa. Qualquer um que não veja isso está prestando pouca atenção à realidade, e aqueles que lutam contra a realidade perdem. 

A realidade é uma campeã invicta. Seria fácil culpar os outros por nossa longa e contínua queda de credibilidade e, portanto, declínio de impacto, mas uma mentalidade de vítima não ajudará. 

Reclamar não é uma estratégia. Devemos trabalhar mais para controlar o que podemos controlar para aumentar nossa credibilidade.

Por si só, recusar-se a endossar candidatos presidenciais não é suficiente para nos levar muito acima na escala de confiança, mas é um passo significativo na direção certa.

A falta de credibilidade não é exclusiva do The Post. Os jornais de nossos irmãos têm o mesmo problema. E é um problema não apenas para a mídia, mas também para a nação. Muitas pessoas estão se voltando para podcasts improvisados, postagens imprecisas de mídia social e outras fontes de notícias não verificadas, o que pode espalhar rapidamente desinformação e aprofundar as divisões. O Washington Post e o New York Times ganham prêmios, mas cada vez mais falamos apenas com uma certa elite. 

Cada vez mais, falamos com nós mesmos".

Manuel Favela e Zé de Bárbara - Por Antonio Morais.

Manuel Favela e Zé de Bárbara duas personalidades prestimosas do Crato.

Manuel Favela viajou a Fortaleza na esperança de conseguir emprego e melhorar de vida. Não foi bem sucedido. Em pouco tempo se viu sem dinheiro para o sustento e sem condições de voltar ao Crato.

Nas suas andanças encontrou outro cratense, o Zé de Bárbara. Ficou muito feliz na certeza que iria conseguir pelo menos uma passagem de volta.

Mais que nada, a situação do amigo era semelhante a sua. 

Mas, Zé de Barbara era engenhoso e teve uma ideia genial: Manuel eu não tenho dinheiro, mas eu tenho um par de algemas e se você aceitar eu ponho as algemas em você e vai facilitar nossa viagem para o Crato.

Manuel não titubiou. Aceitou a proposta foi algemado e partiram para a estação de trem e de lá para o  Crato . 

Nas paradas do trem Zé de Barbara avisava para os arrendatários do refeitório : Sirvam muita comida, sirvam do bom e do melhor a esse homem, ele é muito perigoso. 

Se não fizerem tudo como ele deseja quando ele se soltar vem prestar contas com quem fez algum mal pra ele.   


sexta-feira, 24 de outubro de 2025

COMPLIANCE E AUTOBOICOTE - Por Wilton Bezerra, commentarista generalista.

A campanha do Fortaleza no Brasileiro só piora. A queda para a série B, que se desenha, deixa o torcedor tricolor enraivecido com a situação.

As recentes declarações de Marcelo Paz, figura central da evolução do clube nos últimos anos, deixaram um quadro mais confuso ainda.

Marcelo alegou um autoboicote desferido contra ele e o clube.

Logo ele, que deu ao Fortaleza ares de SAF com avançada estruturação.

Ao que parece foi esquecida uma ferramenta chamada compliance.

Esta palavra da moda significa o compromisso de uma entidade com a transparência e a ética. Indispensável para o bom funcionamento de uma empresa.

A gente sabe que o futebol que mobiliza paixões alimenta, também, vaidades, ambições políticas e interesses obscuros.

Portanto, conclui-se que as normas da compliance não foram ativadas como escudo para o CEO e o clube, contra o autoboicote alegado.

quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Gente ou objeto - Por Xico Bizerra.


"Desde cedo, tempos de escola, se mostrava capacho e treinava para o futuro denunciando colegas ao bedel. Agora, sua vocação se mostrava de forma mais nítida, mais acentuada. 

Uns na vida são gente, outros objeto e outros até menos que isso. Ria dos colegas, com um riso frágil como sua alma, sua postura, seu viver. 

Índole servil, não levantava a cabeça quando se tentava olhá-lo nos olhos. 

Ia às Assembleias dos trabalhadores onde todos arriscavam a pele. Ele não: ficava quieto, ausente, mudo, sem coragem de votar contra mas já certo de furar a greve que se aproximava. 

Sabia a quem bajular, não se importava com a omissão e traía quem não fosse pelego, como ele. 

À noite, na sombra da covardia, abraçado ao travesseiro da consciência pesada, se perguntava: em que dia dormirei?"

Para sair da zona de rebaixamento, só se o PT virasse à direita - Por Mário Sabino, o Antagonista.

O epílogo de Lula e a ideologia caduca são as causas da tísica do PT, para além das circunstâncias policiais, certamente muito definidoras.

Quem acompanha este colunista, seja para concordar, discordar civilizadamente ou apenas xingar, sabe que venho dizendo, desde há algum tempo, que o PT pode virar o PSDB e fenecer como a Dama das Camélias.

A tísica do PT tem duas causas de fundo, para além das circunstâncias policiais, certamente muito definidoras também, apesar da limpeza de barras promovida pelo STF, como essa agora de José Dirceu.

A primeira das causas de fundo é o epílogo da carreira política de Lula, de quem o partido depende e para o qual não há substituto visível no horizonte e não haverá.

A segunda causa é a ideologia caduca, peso morto que também afundou a esquerda em outras paragens. O ideário petista ou é a cartilha revolucionária ou é a cartilha assistencialista — que já teve muita utilidade eleitoral, antes de ser incorporada por todos os partidos e fundir-se à paisagem geral populista, assim como os cactos na caatinga.

Nenhuma dessas cartilhas jamais teve conexão com a realidade de um país que precisa superar os abismos profundos, do sanitário ao tecnológico, que o separam das nações civilizadas.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

NA MEDIDA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

NARIZ - A sorte do nariz é a respiração ser vital. Do contrário, seria dispensável. Só serve para espirrar, coçar e se meter onde não deve. BARIÁTRICA. Pelo que tenho ouvido, o problema de quem faz bariátrica é o seguinte: o médico diz que o sujeito não pode comer de tudo e ele passa a beber de tudo. 

AGONIA - O Brasileiro de 2025, elite nacional do futebol, marca a passagem mais agônica do futebol nordestino pelas campanhas de Sport, Vitória e Fortaleza. A conta dos erros chegou feroz para os três times. 

RETROCESSO - Tanta coisa retrocedeu nesse País que, ao invés de fazermos uma "Retrospectiva - 2025", mais correto seria uma "Retrocessiva - 2025". 

NA DÚVIDA - Há momentos na vida em que você não quer dormir nem ficar acordado. Não quer partir nem ficar. Sem vontade de lembrar nem de esquecer. 

DICOTOMIA - É muita burrice reduzir a vida à uma disputa polarizada e besta entre esquerda e direita. As coisas não são tão separadas assim. FRASE. "O pernóstico é a caricatura do ignorante". João do Rio.

Mundo Cruel - Por Antonio Morais.

A pior coisa do mundo é ver o olhar triste de uma criança causado pela fome e miséria. 

Causado pelas guerras sem sentidos comandadas por homens loucos e impiedosos que nunca perceberão que a guerra só terá fim quando um dos lados desisti.

O tempo não apaga nada. A gente finge que esqueceu. Doe hoje e vai doer mais um pouquinho amanhã 

Pode ser que tempos depois melhore, pode ser que não. Mas, um dia passa, disso tenha certeza, porque assim como a felicidade não é eterna, a tristeza também não há de ser.

Se você não sente a dor do teu irmão, a tua doença é maior do que a dele.

Diario do Poder - Postagem do Antonio Morais.

A oposição a Lula (PT) tem um “problema” dos sonhos: excesso de candidatos com viabilidade eleitoral para enfrentar o petista em 2026. No páreo, figuram entre os principais nomes os governadores Tarcísio de Freitas (Rep-SP), Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG). Como ainda não há consenso sobre quem deve ser ungido ao posto de candidato da direita, há uma discussão entre lançar apenas um candidato ou lançar todas as candidaturas.

Um por todos

A fragmentação da oposição, na prática, obrigaria PT e puxadinhos a dividir os ataques que destroem reputações durante a campanha eleitoral

Todos por um

Os postulantes costuram apoio entorno de quem tiver melhor performance e seguir para o segundo turno, caso Lula também avance.

Padrinho

Antes de fechar o plano, a turma ainda busca a chancela do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com disputado apoio no pleito.

Alternativas

Há ainda a chance de pré-campanhas até determinada data e, avaliado o desempenho em pesquisas, fechar apoio a um nome antes do 1º turno.

domingo, 19 de outubro de 2025

Ludibrio e escárneo - Por Antônio Morais.

Hoje o brasileiro tem a oportunidade   de mostrar  para esses nocivos, imundos mentirosos  e corruptos Lula e Bolsonaro  as suas insignificâncias politicas no  cenário Brasil. 

Os seus partidos foram jogados na lama, e, os seus discursos piedosos, mentirosos e chorões perderam a validade, não tem mais eficácia alguma. 

Ludibrio, desprezo e escárnio, falta de caráter de políticos populistas, mentirosos que ludibriam e vivem glamorizando a pobreza sem nada fazer para contê-la, se não, para tirar proveito dela na manutenção de seus mandatos. 

Ciro se filiará ao PSDB, anuncia presidente do partido no Ceará - Diario do Poder.

A filiação oficial está marcada para a próxima quarta-feira (22).Ex-governador do Ceará e ex-senador, Ciro Gomes.

O ex-governador do Ceará e ex-senador Ciro Gomes é o mais novo filiado ao PSDB. O anúncio foi feito pelo presidente estadual do partido no Ceará, Ozires Pontes, que também é prefeito do município de Massapê.

“O PSDB está em festa porque eu estou aqui anunciando oficialmente a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, do ex-governador do estado do Ceará, do ex-ministro Ciro Ferreira Gomes ao PSDB”, afirmou Ozires em vídeo publicado nas redes sociais.

A filiação oficial de Ciro está marcada para a próxima quarta-feira (22), em evento que será realizado no Hotel Mareiro, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza, a partir das 9h40.

Ozires adiantou que a cerimônia será marcada por uma recepção calorosa ao novo filiado, a quem se referiu como “nosso ex-governador e futuro governador do Ceará”.

O movimento acontece após Ciro solicitar, na sexta-feira (17), desfiliação do PDT.

Durante o anúncio, Ozires Pontes também destacou a influência do ex-senador Tasso Jereissati na decisão de Ciro.

“O ex-senador Tasso foi o principal responsável por convencer Ciro a escolher o PSDB”, revelou.

O líder estadual da sigla ainda afirmou que, Ciro vai anunciar a intenção de disputar o governo do Ceará nas próximas eleições.

sábado, 18 de outubro de 2025

AS VOLTAS QUE A VIDA DÁ - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista

 


Nossa vida pode ser contada através do futebol. Não como jogador.

Se bem que, como qualquer criança, sonhei ser jogador de futebol.

O notável escritor uruguaio Eduardo Galeano diz em seu livro "Futebol ao sol e à sombra": "Quis ser jogador de futebol. Jogava bem, era uma maravilha, mas só enquanto dormia: de dia era o pior perna de pau".

No meu caso, nas tentativas no association ou futebol de salão, não era caneleiro. Até que levava jeito.

Dois problemas. Não tinha uma "estampa" que ajudasse e as chuteiras da época (chamadas de "chancas") pesavam muito.

Era o tempo em que a chuteira tinha prego.

Cedo comecei, cedo desisti da ideia. Ainda bem, já estava contagiado pelo rádio.

Chguei a flertar com a profissão de sanfoneiro. Olha só que jovem sem juízo: não sabia tocar nem triângulo.

Aí, o rádio me salvou. Não fosse isso, hoje, estaria "pebado".

É o rádio esportivo que me garante o "rango" e o teto de todas as noites.

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

A ditadura dos ofendidos - Por Luiz Felipe Pondé.



Shofia Loren - Em "Os Girassóis da Rússia".

Logo criarão uma lei que proibirá as mulheres de serem bonitas em nome da autoestima das feias e proibirão os homens bem sucedidos de terem carrões em defesa da dignidade do ônibus ou do metrô.

Duvida?

Basta um mentiroso inventar que isso é necessário para um convívio democrático.
Isso se chama a ditadura dos ofendidos.

Lula constrange Motta, vaiado, atacando o que chama de ‘baixo nível’ do Congresso - Diario do Poder.


Presidente Lula constrange presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com ataque ao Congresso Nacional.

Não bastasse ser vaiado pela claque petista em evento que celebrou o Dia dos Professores no Rio de Janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi constrangido por um ataque frontal do presidente Lula (PT) à maioria de direita no Legislativo. O chefe do governo brasileiro buscou cumplicidade de Motta, ao afirmar que ele saberia que a atual formação do Congresso Nacional nunca teve tão “baixo nível”.

“Hugo [Motta] é presidente do Congresso [sic] e ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora. Aquela extrema-direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, declarou Lula, ao discursar diretamente para o presidente da Câmara, que não preside o Congresso.

Minutos antes, Lula quebrou o protocolo para “socorrer” Hugo Motta, que foi vaiado ao discursar diante de um público formado majoritariamente por apoiadores de esquerda. Ao notar o desconforto do presidente da Câmara, em meio às vaias e a gritos de “sem anistia”, o presidente da República levantou-se e ficou ao lado de Motta.

A postura sorridente de Lula, ao encenar a tentativa de aplacar a repulsa da plateia ao presidente da Câmara, uniu-se ao seu ataque a congressistas de direita, para evidenciar indícios de um contentamento do petista com o constrangimento sofrido pelo deputado paraibano.

ABOMINÁVEL - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Duas coisas abominamos no futebol. Prorrogação e decisão de campeonatos e copas através de cobranças de pênaltis.

As prorrogações colocam em campo duas equipes já debilitadas pelo tempo normal de partida. Times se arrastam no jogo.

Mas, a minha bronca maior é contra o pênalti. Quando acontece durante o jogo, ainda assim é uma ocorrência especial.

Desde que li ou ouvi essa definição sobre o pênalti reforcei o meu ponto de vista.

É mais ou menos assim que memorizei: "O pênalti é do futebol, mas não é o futebol. É outra coisa. É uma suspensão do jogo, com outras regras e forma".

Pronto. Palavras de um óráculo. Suspende-se tudo para que as cobranças infindáveis se processem. 

Acho abominável. Nada a ver com o futebol de bola rolando.

Pelé, sobre o pênalti: "O pênalti é uma coisa covarde. Parece que eu sou um pelotão de fuzilamento".


quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Uma vida - Postagem do Antônio Morais.

Ninguém pode comprar uma vida. Morre quem está doente, mas também morre quem é saudável, o jovem, o velho, os ricos, os pobres, poderosos, humildes, os inteligentes, os ignorantes, os bons e os maus. 

Quem você mais ama e quem odeia. 

No final todos nós morremos. A única coisa que resta é procurar ser feliz enquanto ainda temos tempo.

Se você ama a vida não desperdice o tempo, a vida é feita desse material. O tempo passa, se esvai, não volta nunca mais, e, nada se pode fazer  ontem.

COMPLEXO DE SUPERIORIDADE - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Segundo Nelson Rodrigues, até a conquista da Copa do Mundo de 1958, o brasileiro era atormentado pelo complexo de vira-latas (desacreditar do próprio potencial).

Mas, interessante observar que foi o complexo de superioridade que nos tirou o título em duas Copas do Mundo.

O primeiro, em 1950, já "estava no papo", antes do jogo com o Uruguai. A concentração da seleção era uma festa permanente, antes da "conquista".

O segundo, em 1982, quando se convencionou chamar na época de "a última grande seleção brasileira da história".

Pelo pecado da imprevidência, a seleção de Telê foi derrotada pela Itália por 3 X 2. Paulo Rossi fez o "estrago".

E pensar que só precisávamos de um empate para seguir na Copa.

*AS PAIXÕES DE NELSON*

Nelson Rodrigues tinha duas paixões: a seleção brasileira e o Fluminense.

Com relação à seleção, dizia: "Se entra em campo com o nome do País e com o nosso Hino de fundo musical, então, é a pátria de calções e chuteiras".

Já com o Fluminense, exagerava: "Se o Fluminense jogasse no céu, morreria para ver o meu time".

Ia mais longe: "Quando o Fluminense precisa, se dá o milagre: os vivos saem de suas casas; os doentes, de suas camas; os mortos de suas tumbas".

Nelson Rodrigues colocou a poesia no futebol.


quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Você não sabe - Por Antonio Morais

Se você soubesse a rapidez que vão te esquecer quando você morrer, você não deixaria de fazer o que gosta, preocupado com o que os outros vão pensar.

A vida é um eco. O que você envia, volta para você. O que você planta, você colhe. O que você dá, você recebe. O que você vê nos outros, existe em você. 

Nunca o nosso mundo teve ao seu dispor tanta comunicação. E nunca foi tão dramática a nossa solidão. Nunca houve tanta estrada e nunca nos visitamos tão pouco.

Nomeação do Padre Rubens Gondim Lóssio - Por Armando Lopes Rafael.

Dom Francisco.

O Santo Padre Pio XII por Bula de 09 de Janeiro do corrente ano, nomeou pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Catedral do Crato, o Revmo Padre Rubens Gondim Lóssio.

Com o falecimento do mosenhor Assis Feitosa, em 1952, sua revma, fôra nomeado, interinamente, por Dom Francisco, para ocupar-lhe o lugar, cabendo a Santa Sé, a nomeação definitiva, porque esta se reserva a provisão dos benefícios cujo o último ocupante, fôra agraciado com um título pontifício. Era o caso de Mons. Feitosa, Camareiro Secreto de sua Santidade. 

Monsenhor Rubens.

O Exmo Senhor Bispo, diocesano quis que a cerimônia de posse efetiva do Revmo, padre Rubens se revestisse da maior solenidade  possível. Para ela, escolheu-se o dia de São José 19 de março. Foi oficiante o revmo bispo auxiliar, Dom Araújo.

A matriz estava repleta de fiéis, entre os quais avultava a presença de Dom Francisco e do prefeito municipal. 

Terminado o ato litúrgico, todos os presentes, tendo à frente as autoridades referidas, acompanharam o revmo Pe. Rubens até sua residência, onde lhe prestaram calorosa manifestação de regozijo.

Falaram na ocasião, vários oradores, entre os quais o revmo Padre Manuel Pereira. 

O revmo Padre Rubens Lóssio, com 32 anos, de idade, destaca-se no meio do clero cratense, como um dos seus mais apreciados valores.

Armando Lopes Rafael.

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Entidade médica alerta: modelo de Lula criou brechas para fraudes e fila no INSS - Por Diário do Poder.

ANMP destaca que o sistema adotado pelo petista enfraquece controle e facilita concessões irregulares de benefícios

Em meio ao agravamento da crise na Previdência Social, o presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Dr. Argolo, fez um alerta em nota enviada ao Diário do Poder: “Só a extinção do ATESTMED irá acabar com a fila do INSS”.

A crítica recai sobre o modelo adotado pelo governo Lula (PT) desde agosto de 2023, que permite a concessão de auxílio-doença com base apenas na análise documental, dispensando a perícia médica presencial.

Para o Dr. Argolo, o modelo ATESTMED abriu brechas para fraudes e gerou uma “demanda artificial por concessões indevidas”:

“Ao substituir a avaliação pericial presencial por simples conferência de atestados remotos, os controles se enfraquecem. Isso torna o sistema vulnerável e incentiva práticas irregulares”, afirmou.

O presidente da entidade destaca que o impacto vai além da fila ao apontar que o tema também está sendo investigado pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada no Congresso para apurar fraudes e irregularidades em benefícios previdenciários.

O ATESTMED, segundo Argolo pode ter sido um facilitador para práticas ilícitas, ao afrouxar os mecanismos de verificação dos pedidos.

Revogação urgente e articulação institucional.

A ANMP defende a revogação imediata da portaria que instituiu o ATESTMED, e propõe um modelo que volte a garantir rigor técnico e transparência nos processos de concessão.

O encontro do Padre Cícero com o Papa Leão XIII

 

    As anotações abaixo foram feitas pelo Padre Cícero no seu Breviário (um livro que os sacerdotes rezavam diariamente, costume que perdurou até o Concilio Vaticano II):

“Hoje 6 de outubro de 1898, ao meio-dia, dia de São Bruno, tive Audiência com o Santo Padre; fui apresentado por Monsenhor Cagiano de Azevedo e falei ao Santo Padre e lhe ofereci um rosário de ouro da Santíssima Virgem e ele benzeu dois crucifixos que intenciono dar ao meu Bispo, o Senhor Dom Joaquim, e outro ao Senhor Bispo de Olinda, Dom Manoel. Fui para o Vaticano com o Padre Vicenzo Buccori, canônico, e João David. Roma, 6 de outubro de 1898. (Assinado): Padre Cícero Romão Batista”

***   ***   ***

   Padre Cícero chegou a chorar de alegria ao ser comunicado sobre sua absolvição em 6 de outubro de 1898. Durante o encontro com o Papa Leão XIII, o Padre Cícero conseguiu a absolvição da Igreja pra sua pessoa, mas, ao retornar ao Ceará, o Bispo de Fortaleza, não reconheceu esse perdão e a decisão do Papa não valeu..

    A escritora Amália Xavier de Oliveira escreveu este episódio no seu livro “O Padre Cícero que eu conheci”, no “Capítulo 9:, O Padre Cícero em Roma”. Este Breviário ainda existe e está na posse das filhas do Coronel Humberto Bezerra, residentes em Fortaleza.

(Postado por Armando Lopes Rafael)


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

NOSSO FUTEBOL DE CADA DIA - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

O futebol é divertimento para o torcedor, paixão que antropólogos, sociólogos, filósofos, psicanalistas e historiadores tentam explicar.

Quanto mais descobrimos nessa modalidade maravilhosa mais há para descobrir.

Sempre existirá na invenção dos ingleses algo de indecifrável.

Mesmo com o futebol brasileiro tendo chegado com atraso a conceitos modernos, ainda preferimos o nosso tempero nesse jogo.

Penso que é preciso celebrar o  tempo que esse esporte está em nossas vidas.

Para esse comentarista, o futebol é uma metáfora da vida.

Razões de sobra tinha Nelson Rodrigues: "Cego é quem só vê a bola".

domingo, 12 de outubro de 2025

Uma palavra amiga - Postagem do Antônio Morais


Quando você tiver motivos para chorar, derrame suas lágrimas para valer. Mas por outro lado, quando você tiver motivos para alegrar-se, não contenha seu sorriso.

Não pergunte tanto: Por que Deus permite isto ou aquilo? Mas sim, para que finalidade? O que Deus está querendo nos falar? Ou então: Porque o homem é assim? Por que o mundo é mau? Mas sim, o que você pode fazer para melhorar?

Passando por uma praça, vi um homem pequeno, quase anão, sem os dois braços, apenas um toquinho - que procurava atrair as pessoas para o verem acender um cigarro, escrever e outras coisas mais, somente utilizando os pés. 

Ganhava com isso o pão de cada dia. As vezes nós pensamos que sofremos demais, que somos as pessoas mais infelizes. Sempre se pode fazer algo com o que se tem, a partir da realidade própria de cada um.

Este anãozinho podia cair no desespero ou se acomodar, mas com seu próprio esforço ganhava a vida.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Solidão - Por Antônio Morais.


Solidão.

Quantos velhinhos e doentes abandonados, sem ninguém e, mesmo quando alguém vai visitar, o faz mais por obrigação do que por amor. A pior solidão não é a de viver sozinho, pois se acostuma, mas sim viver ou estar ao lado  de alguém e se sentir sozinho.

Você já calculou o número de lares que viraram apenas pensão ou hotel? Quanta gente é tratada pior do que um animal? Nunca ouviram palavras confortadoras como "gosto de você", "Deus lhe abençoe".

Compenetre-se! Medite por alguns instantes! Sinta-se amado e abençoado por Deus. Ele é e será sempre o amigo que nunca falha.

Espere o barro secar - Por Antônio Morais.

Se você pisar no barro, e imediatamente tentar limpar os sapatos, dificilmente o barro vai largar. Por outro lado, se você esperar o barro secar, basta flexionar o solado que o barro cairá sozinho.

Com os problemas da vida, nós também devemos ser assim.

Tá difícil?

Espera o barro secar.

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

NA MEDIDA, QUALIDADE DO JOGO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

 Preocupada com a má qualidade do futebol jogado na Copa de 1990 na Itália, a Internacional Board, órgão da FIFA que estabelece as regras do futebol, deu um "chega pra lá" no conservadorismo. 

Alterou a lei do impedimento, considerando que o atacante na mesma linha do defensor está em condições de jogo. 

A partir de 1992, os goleiros não puderam mais segurar com as mãos as bolas recuadas, pondo fim no irritante expediente da "cera" ou retenção de jogo. 

Quem não gostou dessa última alteração foi o goleiro do Tiradentes, Tarcísio Abelha, o “rei da cera" no futebol cearense. 

ONTEM E HOJE

Pelo o aumento de força e velocidade no futebol, volantes e laterais passaram a correr dobrado nas transições. Se no passado o jogador corria 7 quilômetros por partida, hoje, isso dobrou para 14. 

Foi-se, também, o tempo em que centroavante "jogava parado". É bom lembrar que os salários mais do que quintuplicaram.

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Aceita-te como és - Postagem do Antônio Morais.

 

Podes sim, ser feliz, mas isso tem um preço. Aceita-te como és, sem esperar destaque.

Conserva a disciplina dos teus próprios impulsos.

Em matéria de afeto, vive em teus compromissos. Deus ajuda, porém, a quem busca ajudar-se.

Chico Xavier.

Do Cel Raimundo Augusto para Lampião : Almoçar o inimigo antes que ele nos jante.


Almoçando o inimigo antes que ele nos jantasse, Cel. Raimundo Augusto dá combate a Lampião no sitio Tipi em Aurora. Entre os cometimentos atribuídos ao Cel. Raimundo Augusto figura o combate que este frente a seus cabras teria sustentado contra o bando de Lampião, no ano de 1927.

Muito bem armado com os fugis e os mosquetões recebidos de Floro para dar perseguição a Coluna Prestes, o famoso bandoleiro demorava no sitio Tipi, em Aurora, enquanto planejava o ataque contra Lavras da Mangabeira. A cidade de São Vicente Ferrer com o seu comercio e as suas riquezas havia despertado a cobiça no temível cangaceiro, encorajando-o a praticar o saque.

Já os donos do Tipi eram inimigos declarados do Clã lavrense. Então, por que esperar? Almoçar o inimigo antes que ele nos jante, decidiu o Coronel. E, assim foi feito. Sem perda de tempo Raimundo Augusto reuniu seus cabras e arrojou-se de surpresa sobre o bando facinoroso. Após breve combate Lampião e os do seu bando fugiam, deixando no local da refrega armas, mantimentos e vários cavalos de montaria do bando, que não puderam conduzir.

Dias depois, na propriedade do Coronel Antônio Joaquim de Santana, na Serra do Mato, onde o bando costumava esconder-se, Antônio Ferreira, irmão de Lampião, recriminava em versos, ao som da sanfona, a imprudência do irmão:

Lampião bem que eu te disse,
Que deixasse de asneira,
Que passasse bem por longe,
De Lavras da Mangabeira.

HERÓI PREFERIDO - Por Wilton Bezerra, comentarista generalistA.

Ali, por volta de 1959/1960, os bons momentos da nossa infância estavam nos domingos pela manhã, nos cinemas Cassino e Moderno da cidade do Crato. 

Principalmente, quando estavam em cartaz filmes de Durango Kid, o cavaleiro negro em defesa da lei. Sem a máscara e a vestimenta , ele era Charles Starett. 

Casa lotada, vibração da meninada e muito calor. Mas, era bom demais.

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Uma palavra amiga - Por Antônio Morais.


Qualquer pessoa que te incentiva a evoluir espiritualmente, intelectualmente, profissionalmente ou emocionalmente é alguém que vale a pena ter por perto.

Uma dose bem caprichada de amor próprio para encarar a vida de peito aberto e alma leve.

A amizade acaba quando você percebe que o amigo era apenas você.

Designação de Marco Rubio como negociador dos EUA foi má notícia para Lula - Diario do Poder.

O governo Lula (PT) avaliou como má notícia a definição do secretário de Estado Marco Rubio, chefe da diplomacia americana, para negociar com o Brasil os termos da normalização da relação bilateral. Rubio foi a primeira autoridade do governo de Donald Trump a criticar o governo do Brasil publicamente e a denunciar perseguições do Supremo Tribunal Federal (STF) a políticos conservadores. Passou por ele ou nasceu dele cada uma das sanções contra autoridades brasileiras.

Carne de pescoço.

Houve alívio porque o negociador não será Scott Bessent, chefe do Departamento do Tesouro, que tem aplicado a Lei Global Magnitsky.

Rubio sabe de tudo.

Não se pode dizer que Rubio é “mal informado”. Que o diga Alexandre Padilha (Saúde), punido pela exploração de cubanos no Mais Médicos.

Caminho das pedras.

O Brasil faria melhor confiando a negociação aos profissionais da diplomacia, mas não aos ativistas que hoje dominam o Itamaraty.

Lorota não ajuda.

O governo brasileiro faria melhor se evitasse lorotas, como a de que Lula pediu o fim das sanções, o que não foi confirmado pelos EUA.

O Analfabeto político - Por Bertold Brecht.

O pior analfabeto  é o analfabeto político. Ele não ouve. Não fala. Nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,  do peixe, da farinha, do aluguel,  do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância politica nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra e lacaio do sistema capitalista.

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

PEDRO LUIZ - Por Wilton Bezerra, comentarista generalista.

Essa foto guardo com muito carinho. O senhor ao meu lado foi o primeiro locutor esportivo que ouvi com atenção. 

Copa do Mundo de 1958, na Suécia, cadeia verde amarela da rádio Bandeirantes de São Paulo..Menino de 10 anos, morando no Crato, depois disso, nunca mais larguei o rádio e nem o futebol. 

Na Copa do Mundo de 1986, no México, tive a oportunidade de conhecer Pedro Luiz, já aposentado. Dei-lhe a conhecer como a sua histórica transmissão influenciou nossa trajetória de vida. 

Foi uma conversa prazerosa e inesquecível. Pedro Luiz faleceu em 1998, aos 79 anos de idade.

Serenidade - Por Antonio Morais.

Serenidade é a graça de não perder a paz mesmo quando a agitação parece ser a única saída.

Serenidade é a capacidade de se manter na mansidão, na tranquilidade, na paz de espírito, especialmente nos momentos mais difíceis.

Serenidade é aprender a se comportar sem se contaminar pelo espírito da derrota.

Redes Sociais como entretenimento - Por Antonio Morais..

Eu me aposentei muito novo. Na ausência de ter o que fazer para ocupar o tempo, passei a utilizar as redes sociais e a fazer o que não sei fazer : Escrever!

Criei alguns grupos de amigos entre os quais :

Padre Léo.

Nossas músicas.

O varzealegrense.

Crônicas e contos.

O Crato de Outrora.

Blog do Antonio Morais.

Outro dia, uma criatura que não pensa igual a mim e quer que eu pense igual a ela declarou : "Esses blogueiros desocupados ficam escrevendo asneiras e bobagens que dão na telha e que vêm à venta"..... 

Vestir a carapuça e decidir limitar os meus singelos rascunhos.

Passei a administração do grupos "Padre Leo, Nossas musicas, O varzealegrense e Crônicas e contos"  para outros amigos. 

Continuarei com o "Crato de Outrora e o Blog do Antonio Morais".

O Blog se aproxima das 16 mil postagens, tem 7 milhões de visualizações e incontáveis números de comentários.

O PERDÃO - Postagem do Antonio Morais.


Um rapaz ia muito mal na escola. Suas notas e o comportamento eram uma decepção para seus pais que sonhavam em vê-lo formado e bem sucedido.

Um belo dia, o bom pai lhe propôs um acordo: Se você, meu filho, mudar o comportamento, se dedicar aos estudos e conseguir ser aprovado no vestibular de Medicina, lhe darei um carro de presente.

Por causa do carro, o rapaz mudou da água para o vinho. Passou a estudar como nunca e ter um comportamento exemplar. O pai estava feliz, mas tinha uma preocupação. Sabia que a mudança do rapaz não era fruto de uma conversa sincera, mas apenas do interesse de obter um automóvel. Isso era ruim. O rapaz seguia seus estudos e aguardava o resultado dos seus esforços. Assim, o grande dia chegou. Fora aprovado no vestibular. Como havia prometido, o pai convidou a família e os amigos para uma festa de comemoração. O rapaz abriu emocionado o pacote. Para sua surpresa, o presente era uma Bíblia. O rapaz ficou visivelmente decepcionado e nada disse.

A partir daquele dia, a distância e o silêncio separaram pai e filho. O jovem sentia-se traído e agora lutava por sua independência.

Deixou a casa dos pais e foi morar no Campus Universitário. Raramente mandava notícias à família. O tempo foi passando e ele se formou, conseguiu um emprego num bom hospital e se esqueceu completamente do pai.

Todas as tentativas do pai para reatar os laços foram em vão. Até que, num dia o velho, muito triste com a situação, não resistiu. Faleceu. No enterro, a mãe entregou ao filho a Bíblia, que tinha sido o último presente do pai.

De volta à sua casa, o rapaz que nunca perdoara o pai, quando colocou a Bíblia numa estante, notou que havia um envelope dentro dela. Ao abri-lo, encontrou uma carta e um cheque.

A carta dizia: "Meu filho, sei o quanto você deseja ter um carro. Eu prometi e aqui está o cheque para você, escolha aquele que mais lhe agradar. No entanto, fiz questão de lhe dar um presente ainda melhor, a Bíblia sagrada. Nela aprenderás o amor de Deus e a fazer o bem, não pelo prazer da recompensa, mas pela gratidão e pelo dever de consciência".

Como é triste a vida dos que não sabem perdoar. Isto leva a erros terríveis e a um fim ainda pior. Antes que seja tarde, perdoe aquele a quem você pensa ter lhe feito mal. Talvez se olhar com cuidado, você irá ver que há também, um "cheque escondido" em todas as adversidades da vida.