Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Do Cel Raimundo Augusto para Lampião : Almoçar o inimigo antes que ele nos jante.


Almoçando o inimigo antes que ele nos jantasse, Cel. Raimundo Augusto dá combate a Lampião no sitio Tipi em Aurora. Entre os cometimentos atribuídos ao Cel. Raimundo Augusto figura o combate que este frente a seus cabras teria sustentado contra o bando de Lampião, no ano de 1927.

Muito bem armado com os fugis e os mosquetões recebidos de Floro para dar perseguição a Coluna Prestes, o famoso bandoleiro demorava no sitio Tipi, em Aurora, enquanto planejava o ataque contra Lavras da Mangabeira. A cidade de São Vicente Ferrer com o seu comercio e as suas riquezas havia despertado a cobiça no temível cangaceiro, encorajando-o a praticar o saque.

Já os donos do Tipi eram inimigos declarados do Clã lavrense. Então, por que esperar? Almoçar o inimigo antes que ele nos jante, decidiu o Coronel. E, assim foi feito. Sem perda de tempo Raimundo Augusto reuniu seus cabras e arrojou-se de surpresa sobre o bando facinoroso. Após breve combate Lampião e os do seu bando fugiam, deixando no local da refrega armas, mantimentos e vários cavalos de montaria do bando, que não puderam conduzir.

Dias depois, na propriedade do Coronel Antônio Joaquim de Santana, na Serra do Mato, onde o bando costumava esconder-se, Antônio Ferreira, irmão de Lampião, recriminava em versos, ao som da sanfona, a imprudência do irmão:

Lampião bem que eu te disse,
Que deixasse de asneira,
Que passasse bem por longe,
De Lavras da Mangabeira.

3 comentários:

  1. Lampião era useiro e vezeiro em correr quando a situação não lhe era favorável. Correu com medo do Cel Raimundo Augusto de Lavras da Mangabeira. Fugiu deixando para trás armas e munições recebidas do Padre Cicero sob o pretexto de lutar contra a coluna Prestes. Deixou também as montarias. Cel Raimundo Augusto levou tudo com ele para as Lavras.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Sempre que leio alguém contando vantagem e cagando goma a respeito de Lampião eu me lembro desta historia.

      Nós iamos ralando o chão,
      Temendo a bala ferina.
      Não era brinquedo não,
      Os cabras de Fideralina.


      Excluir