Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

046 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais.



Pedro Enrolão trazia da cidade de Campos Sales uma carrada de bodes para negociar no Crato e Juazeiro do Norte. 

Mercadoria sem Nota Fiscal.

Há menos de cinco km do Posto Fiscal da Batateira estacionou o carro na beira da estrada e foi cubar o ambiente no posto fiscal  da entrada da cidade. 

Na passagem pelo mercado comprou 36 sombreiros. Depois de fazer dois orifícios em cada chapéu de palha para adequá-los no crânio de cada pai de chiqueiro, lá se foi estrada a fora, um autêntico pau de arara carregado de romeiros.

Com a troca do fiscal de plantão, a sorte não poderia ter sido mais favorável : O novo fiscal, um baixinho gordo e entroncado portador de elevado grau de miopia, usava óculos fundo de garrafa. 

Se aproximou da carroceria do caminhão e iluminando com uma lanterna, olhando pelas brechas resmungou :

Fiscal - Catinga de bode!
Pedro  : Deve ter sido alguém que esqueceu de trocar o absorvente!

Fiscal - Que povo  baixo!
Pedro -  É a fé que é grande estão todos ajoelhados rezando!

O fiscal desejou boa viagem e vendo o carro se afastar.
Lascou : Eita povo feio!

4 comentários:

  1. Pedro era cheio de lera. Engenhoso e inteligente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk quem era cheio destas manhás, era Chiquinho da loja. Por acaso, o amigo não conhece, nenhuma façanha dele ???

      Excluir
  2. Pedro, um exímio comerciante. Tudo que ele via a sua frente que vislumbrasse lucro no futuro ela comprava. Não tinha presa, guardava e aguardava a hora de vender.

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem tem uma pra conta de Pedro, eu morava em barbalha, tinha uma oficina ele para com uma combi e tinha uma vaca 🐄 dentro kkkkk

    ResponderExcluir