Páginas


"Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

Dom Helder Câmara


quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

039 - O Crato de Antigamente - Por Antônio Morais

Sei lá, perdi a conta do tempo do Eloí Teles e o seu Forró da Casa Grande. 

Hora na Rádio Araripe, a pioneira, tempos outros na Rádio Educadora.

Eloí Teles  tinha uma criatividade prodigiosa. O que mais me encantava era o seu jeito de fazer o comercial. 

Certa feita,  eu quase  morro de rir. Ele falava da Focar - Fornecedora de Ração Cariri.  Ele dizia : Compre ração da Fornecedora Cariri, ali você encontra os melhores produtos e de superior qualidades. 

Você conhece o King Kong? Já ouviu falar? Pois bem,  o King Kong era um "Soim", comeu  ração da Focar e ficou daquele tamanho. 

Quando estava a organizar o salão  para a festa da Casa Grande Eloí dizia : Já chegaram 50 fiadeira para fazer  pavio para  botar nas lamparinas. 15 ferreiros  para emendar os triângulos que se quebrarem,  30 artesões para trocar  o couro dos  zabumbas que se furarem,  etc.  

O forró da casa Grande encantou  os fins de tardes  dos  cratenses por muitos anos. Grande Eloí, grandes lembranças.

8 comentários:

  1. Como falei no texto o Eloi era um maestro e hábil na maneira engenhosa de apresentar os comerciais. Nada gravado, nunca do mesmo jeito, cada vez mais engraçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o termo ja diz, comunicador. E são poucos, os que fazem jus a ele. Bom dia amigão.

      Excluir
  2. Seu Eloia. Tinha uma empregada lá em casa que assim o chamava, e perdia um programa.

    ResponderExcluir
  3. Esse jamais será esquecido

    ResponderExcluir
  4. Outra coisa. Era forró autêntico. Pé de serra. Daqueles, que todos adoram......

    ResponderExcluir
  5. Bom eu gostava das crônicas que o saudoso Elói Teles de morais fazendo as suas narrativas falando em personalidades tipos dona Bizerrinha e outras pessoas eu não lembro más era jovem hj não Moro no Crato a várias decadas tô em SP capital

    ResponderExcluir
  6. Bons tempos do rádio, onde o forro da casa grande animou muita gente, com muito forro pé de serra. Seu Eloi com a sua simplicidade conquistou audiência fechada onde eu ainda menino imaginava que tudo era real!

    ResponderExcluir